Audiência debate políticas de segurança e prevenção de acidentes aéreos — Rádio Senado

Audiência debate políticas de segurança e prevenção de acidentes aéreos

LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE AVIAÇÃO CIVIL PROMOVEU MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA.

LOC: DESTA VEZ OS SENADORES DISCUTIRAM COM ESPECIALISTAS AS POLÍTICAS RELATIVAS À SEGURANÇA E À PREVENÇÃO DOS ACIDENTES AÉREOS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) Durante o debate desta segunda-feira, o coronel aviador Frederico Felipe, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Cenipa, apresentou aos senadores o modelo de investigação e prevenção de acidentes aéreos no Brasil. O coronel alertou que a segurança dos voos deve ser um compromisso de todos os envolvidos com a aviação.

(FREDERICO FELIPE) A prevenção, ela não é assim, vamos dizer, restrita a uma pessoa ou a uma organização. Ela é um somatório de atitudes, de atividades, desempenhadas por todos aqueles que têm algum envolvimento com a atividade aérea, desde aquela pessoa mais simples, que muitas vezes está trabalhando numa atividade bem simples relacionada à empresa aérea ou a um aeroporto ou o que seja, até o comandante da aeronave com vários passageiros a bordo.

(REPÓRTER) O agente de segurança de voo Ronaldo Jenkins de Lemos destacou o papel da recém criada Secretaria de Aviação Civil na coordenação das diversas atividades relacionadas à segurança aérea.

(RONALDO JENKINS) Quer dizer, aquela coordenação natural que era feita no passado pelo Ministério da Aeronáutica, hoje está sendo feita sob a égide da Secretaria de Aviação Civil, e eu tenho certeza absoluta de que, poxa, isso aí vai trazer ganhos inestimáveis para a segurança de voo no país.

(REPÓRTER) Para o presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, discutir as políticas de segurança da aviação brasileira se torna ainda mais importante num momento em que o país ocupa papel de destaque no cenário mundial. 

(VICENTINHO ALVES) Como o Brasil possui a segunda maior aviação geral do mundo, um destino de negócios cada vez mais interessante por parte da comunidade internacional, e conta com uma aviação regular interna que bate recordes seguidos em número de passageiros transportados, a afirmação de que uma política pública voltada à segurança da aviação brasileira representa interesses que ultrapassam nossas fronteiras. 

(REPÓRTER) Esta foi a sexta reunião da Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil, que é vinculada à Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal. O objetivo da subcomissão é analisar propostas para um novo marco regulatório da aviação civil brasileira.
09/04/2012, 07h38 - ATUALIZADO EM 09/04/2012, 07h38
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00