CAE vai votar liberação de empréstimo de U$ 500 mi para Pernambuco — Rádio Senado

CAE vai votar liberação de empréstimo de U$ 500 mi para Pernambuco

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO VOTA NESTA QUARTA-FEIRA A LIBERAÇÃO PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO TER ACESSO A UM EMPRÉSTIMO DE QUINHENTOS MILHÕES DE DÓLARES JUNTO AO BANCO MUNDIAL. 

LOC: A BANCADA NO SENADO E O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS EXPLICARAM QUE OS RECURSOS SERÃO INVESTIDOS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA, SANEAMENTO E EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, fez um apelo ao presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, para a votação rápida do pedido de empréstimo para o Estado. Segundo ele, o Banco Mundial disponibilizou uma linha de US$ 500 milhões para bancar obras de infraestrutura, saneamento e educação. O governador explicou que a pressa se deve ao fato de o Banco Mundial ter agendada uma reunião para o dia 10 de abril em Washington nos Estados Unidos para a assinatura dos empréstimos com diversos estados do Nordeste. 

(Eduardo Campos) Ele não é vinculado a uma ação. Ele tem que ser para investimento. Não pode ser para custeio, para gastos correntes ou de pessoal. Mas tem que ser para investimento na Lei Orçamentária. No nosso caso, a priorização é para escolas, na área de saúde e para um programa rodoviário. 

(Repórter) O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco ressaltou a importância desse empréstimo para a população do Estado. 

(Humberto Costa) Pernambuco é um dos estados que mais tem projetos que têm como consequência um importante reflexo na infraestrutura do Estado e também na área social. Tenho certeza de que fará um uso muito relevante desses recursos.

(Repórter) A líder do PSB, senadora Lídice da Mata, da Bahia, avalia que a autorização será aprovada com o apoio de todas as bancadas. 

(Lídice da Mata) Essa é uma posição tradicional da CAE de agilizar os procedimentos para atender aos Estados. O governador nos mostrou a emergência desses investimentos para o Estado. 

(Repórter) O empréstimo ao estado de Pernambuco será votado pela Comissão de Assuntos Econômicos e pelo Plenário do Senado ainda nesta quarta-feira.
27/03/2012, 09h13 - ATUALIZADO EM 27/03/2012, 09h13
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00