Senadores cobram ação integrada para controlar uso de agrotóxicos — Rádio Senado

Senadores cobram ação integrada para controlar uso de agrotóxicos

LOC: SENADORES COBRARAM DO GOVERNO, NESTA QUINTA-FEIRA, UMA AÇÃO INTEGRADA PARA CONTROLAR O USO DE AGROTÓXICOS NO PAÍS.  

LOC: O SISTEMA DE CONTROLE DESSES PRODUTOS FOI DEBATIDO NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Pimentão, morango, pepino e alface são os campeões de contaminação por agrotóxicos, segundo um estudo feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. E vinte e oito por cento das amostras estavam com um nível de contaminação acima do tolerável. Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, a CRA, Cleber Folgado, da Campanha Permanente contra Agrotóxicos e Pela Vida, denunciou que essa situação é causada pela aplicação excessiva de defensivos agrícolas e uso de substâncias que são proibidas em outros países. 

(FOLGADO) Infelizmente o Brasil está se tornando a maior lixeira tóxica do mundo, até porque em alguns países de origem das empresas que operam no país hoje esses agrotóxicos não são permitidos lá e a gente segue consumindo esses agrotóxicos aqui. 

(REPÓRTER) O controle do uso de agrotóxicos no país está sob a responsabilidade de vários órgãos públicos. E para o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, aí é que está o problema. 

(MOKA) Eu acho que é fundamental que a Anvisa, Ministério da Saúde, Meio Ambiente... Vocês tem que conversar e tem que ter alguém comandando isso. Tem que ter alguém que ouça todos vocês e em algum momento fala: "Não, a decisão é essa aqui". 

(REPÓRTER) Representante do Ministério da Agricultura, Leandro Feijó admitiu que está faltando integração com a Anvisa e o Ministério do Meio Ambiente. 

(FEIJÓ) Nós não estamos cumprindo com o nosso objetivo final, que é trabalhar em conjunto para que, no final, eu tenha a garantia do alimento seguro na mesa do consumidor brasileiro e que possa também nos dar garantias para o agronegócio internacional. 

(REPÓRTER) O presidente da CRA, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, alertou que os senadores vão acompanhar as providências que serão tomadas para corrigir os problemas no sistema de monitoramento de agrotóxicos. 

(GURGACZ) Esse tema não vai ficar por aqui. Nós vamos continuar essa discussão para que nos possamos ajudar o governo a fazer o que é importante para a população brasileira e dando essa estrutura que o governo precisa, que os organismos governamentais precisam. 

(REPÓRTER) O gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Claudio Meirelles, afirmou que a agência conta com apenas quatro laboratórios para analisar as amostras de alimentos. E há carência de pessoal: enquanto que o Brasil tem menos de 50 técnicos envolvidos no monitoramento de agrotóxicos, os Estados Unidos contam com mais de 800 profissionais atuando nessa área.
22/03/2012, 01h36 - ATUALIZADO EM 22/03/2012, 01h36
Duração de áudio: 02:43
Ao vivo
00:0000:00