Investimento em pesquisa de eficiência energética deve priorizar indústria nacional — Rádio Senado

Investimento em pesquisa de eficiência energética deve priorizar indústria nacional

LOC: AS EMPRESAS BRASILEIRAS TERÃO PRIORIDADE PARA RECEBER OS RECURSOS QUE O SETOR ELÉTRICO OBRIGATORIAMENTE INVESTE EM PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.

LOC: PROJETO DE LEI COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NA COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA E DEVE SEGUIR PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) As empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica são obrigadas, por lei, a investir parte da receita em pesquisa e desenvolvimento e em programas de eficiência energética. Mas a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, percebeu que apesar de exigir a aplicação de recursos para pesquisa e desenvolvimento em instituições nacionais, a lei não menciona a mesma exclusividade a empresas nacionais em relação às medidas de eficiência energética. Na avaliação da senadora, a legislação atual desperdiça uma oportunidade única de estimular o setor industrial. Ana Amélia disse que a aprovação final do projeto vai garantir maior competitividade ao setor industrial brasileiro. 

(ANA AMÉLIA) atende a uma demanda de interesse nacional para a indústria brasileira, para os setores de transformação, que vêm sofrendo nos últimos anos um problema gravíssimo por várias situações conjunturais: câmbio, tributação excessiva, logística deficiente, custo financeiro elevado. Então todos os fatores são adversos ao setor industrial. 

(REPÓRTER) Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Infraestrutura, ele segue para a análise da Câmara dos Deputados. A não ser que pelo menos nove senadores entrem com recurso para que a matéria seja votada também no Plenário da Casa.
16/03/2012, 12h06 - ATUALIZADO EM 16/03/2012, 12h06
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00