CDH vai promover audiência sobre violência em conflitos de terra — Rádio Senado

CDH vai promover audiência sobre violência em conflitos de terra

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI PROMOVER AUDIÊNCIA SOBRE A VIOLÊNCIA EM VIRTUDE DE CONFLITOS DE TERRA. O PEDIDO FOI FEITO PELO SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ, QUE ESTÁ PREOCUPADO COM O AUMENTO DO NÚMERO DE ASSASSINATOS DE LIDERANÇAS RURAIS. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA.

(REPÓRTER) O número de assassinatos de lideranças rurais na Amazônia e em outras regiões do país tem aumentado. Foram registrados 26 casos em 2009 e 34 em 2010. Também aumentou o registro de outras formas graves de violência em virtude de conflitos de terra, como denuncia o senador João Capiberibe do PSB do Amapá. 

(JOÃO CAPIBERIBE) Além dos 34 assassinados em 2010, foram registradas 55 tentativas de assassinatos. Há que registrar que neste mesmo ano 125 pessoas receberam ameaças de morte, 4 foram torturadas, 88 presas e 90 agredidas. 

(REPÓRTER) O senador alerta que muitas lideranças da pequena agricultura na Amazônia estão em "listas negras" para serem as próximas assassinadas. Por isso ele quer que a Comissão de Direitos Humanos faça reuniões com os ameaçados. João Capiberibe entende que a divulgação nacional dos casos tornou-se uma alternativa para protegê-los, pois alguns nem sequer conseguem proteção da Polícia. O pedido teve o apoio do presidente da Comissão, senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul.

(PAULO PAIM) De pronto eu estou acatando o seu Requerimento na linha da proteção justa, legítima. Vossa excelência conte comigo, estou do seu lado. 

(REPÓRTER) Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, também apoiou Capiberibe, acreditando que a partir da denúncia o Senado agora tem a obrigação de fazer alguma coisa.

(CRISTOVAM BUARQUE) Eu vou mais longe ainda ao afirmar, se nós não fizermos nós somos cúmplices dos assassinatos que vierem daqui pra frente. Nós aqui pela nossa paralisia seremos cúmplices. 

(REPÓRTER) A Audiência, em data que ainda será marcada, poderá contar também com a presença de lideranças indígenas ameaçadas.
16/03/2012, 05h00 - ATUALIZADO EM 16/03/2012, 05h00
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00