Subcomissão deve propor mudanças no fundo até outubro — Rádio Senado

Subcomissão deve propor mudanças no fundo até outubro

LOC: O SENADO VAI PROPOR MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA, AUMENTANDO OS INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA DO PAÍS, MAS SEM PREJUDICAR OS TRABALHADORES. 

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA PELA RELATORA NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO, SENADORA MARTA SUPLICY. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER) O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é a conta na Caixa Econômica Federal referente a 8% do salário de cada trabalhador, que é descontado em forma de poupança e que poderá ser sacado em casos específicos e também por demissão sem justa causa. O Fundo também é muito usado como parte do pagamento na compra da casa própria dos trabalhadores, e ainda em muitos investimentos em infraestrutura e no setor social do país. O FGTS movimenta grandes quantias de dinheiro todos os anos, como deixou claro a relatora da Subcomissão que estuda sua modernização, a senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo. 

(MARTA SUPLICY): Um total de ativos de 260 bilhões e 300 milhões. 194 bilhões e 300 milhões de depósitos nas Contas Vinculadas e patrimônio líquido de 35 bilhões e 900 milhões. O Fundo também é muito lucrativo, auferindo resultado líquido positivo de 5 bi e 300 milhões. O Fundo conta ainda com 110 bilhões e 400 milhões de Operações de Crédito ativas. 

(REPÓRTER): Por causa desta importância, Marta Suplicy disse que o grande desafio da modernização da Lei do Fundo de Garantia será aumentar a remuneração para a classe trabalhadora, e ao mesmo tempo a capacidade de investimento em infraestrutura, hoje defasada em muitos setores. 

(MARTA SUPLICY): O mais importante é que nós consigamos avançar o máximo possível na modernização, quer dizer proteger o trabalhador e ao mesmo tempo continuar que ele seja um instrumento de política pública. Este é o grande desafio, para criar algo muito inovador. 

(REPÓRTER): O objetivo é que o texto do projeto esteja pronto para análise e votação em outubro.
15/03/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 15/03/2012, 01h17
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00