Senadores vão buscar mais recursos para programas de atenção ao índio — Rádio Senado

Senadores vão buscar mais recursos para programas de atenção ao índio

LOC: SENADORES ASSUMIRAM, NESTA SEGUNDA-FEIRA, O COMPROMISSO DE LUTAR POR MAIS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS PARA PROGRAMAS DE ATENÇÃO AOS ÍNDIOS. 

LOC: FOI DURANTE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O AUMENTO DE SUICÍDIOS ENTRE A ETNIA CARAJÁ. DESDE JANEIRO, CINCO ÍNDIOS SE MATARAM NUMA ALDEIA NA ILHA DO BANANAL. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: (IWRARU) Na abertura da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, CDH, o cacique Iwraru cantou uma música no idioma carajá em agradecimento pela iniciativa de se discutir problemas dos índios. O assunto: o suicídio de jovens na aldeia indígena carajá de Santa Izabel do Morro, na Ilha do Bananal, às margens do rio Araguaia, no estado do Tocantins. Cinco índios, com idade entre 14 e 17 anos, se mataram por enforcamento nos dois primeiros meses deste ano. Em 2011, foram sete casos de suicídio. Falta de perspectivas? Baixa autoestima? Enfraquecimento da cultura indígena? Esses fatores foram citados pelos participantes do debate, mas o cacique Iwraru Carajá denunciou outra situação. 

(IWRARU) Nossa aldeia realmente está sendo dominada pelas drogas, pelas bebidas alcoólicas. É muito triste. É muito triste. 

(REPÓRTER) O senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins e que apresentou a proposta para a audiência pública, pintou um quadro crítico em várias aldeias. 

(VICENTINHO) Os relatos dos próprios índios dão conta de que é comum entre eles, adolescentes, usarem drogas e até mesmo cheirarem gasolina com creme dental e usarem maconha e cocaína. Quando não encontram cachaça, bebem gasolina e álcool. 

(REPÓRTER) Outro problema apontado é o volume considerado insuficiente de dinheiro do Orçamento para os programas de atenção aos indígenas coordenados pela Fundação Nacional do Índio e Fundação Nacional de Saúde. O presidente da CDH, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, prometeu lutar por mais recursos para esses programas. 

(PAIM) O que a gente pode fazer, senador Vicentinho, nós aqui temos a emenda de comissão. O que nós podíamos, ambos, é fazer um compromisso de procurarmos outros senadores, e que a gente faça uma emenda decente para a questão dos povos indígenas. 

(REPÓRTER) Paim explicou que uma emenda de comissão pode destinar mais dinheiro do que emendas apresentadas individualmente pelos senadores. As comissões do Senado geralmente aprovam emendas por volta do mês de novembro, na última fase de discussão do Orçamento da União para o ano seguinte.
12/03/2012, 01h19 - ATUALIZADO EM 12/03/2012, 01h19
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00