Senadores debatem políticas públicas para desenvolvimento do setor — Rádio Senado

Senadores debatem políticas públicas para desenvolvimento do setor

LOC: SENADORES DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL DEBATERAM POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NESTA SEGUNDA-FEIRA.

LOC: DESTA VEZ, A SUBCOMISSÃO OUVIU REPRESENTANTES DA ANAC E DA ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PROPRIETÁRIOS DE AERONAVES. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) Vinculada à Comissão de Serviços de Infraestrutura, a Subcomissão de Aviação Civil foi instituída para analisar os problemas e sugerir melhorias ao funcionamento do setor no país. Durante a audiência desta segunda-feira, o diretor de Aeronavegabilidade da Anac Agência Nacional de Aviação Civil, Cláudio Passos, disse que um dos maiores desafios do órgão atualmente é fazer frente ao crescimento observado nos últimos anos. 

(CLÁUDIO PASSOS) Nós tivemos um crescimento fenomenal da aviação civil, seja em termos de passageiros, de frota nacional, no último ano nós tivemos quase mil aeronaves entrando. E isso significa o quê? Tem que ter piloto, nós temos que ter capacidade de vistoriar, tem que ter manutenção, tem que ter toda parte de infraestrutura relativamente a isso. 

(REPÓRTER) Na avaliação de George Sucupira, presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, falta ao Brasil uma política efetiva para a aviação civil. Ele mostrou esperança de que o trabalho da subcomissão de senadores possa contribuir nesse sentido. 

(GEORGE SUCUPIRA) Realmente a situação da aviação civil brasileira é caótica, não temos uma política de aviação civil brasileira, é preciso que se tome uma atitude hoje, somente pode ser feito através deste Senado. É uma casa representativa dos estados brasileiros, uma das últimas esperanças que tenho de que se possa mostrar ao governo federal o despropósito que é abandonar a aviação civil desse jeito.

(REPÓRTER) O presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, afirmou que o colegiado pretende ouvir os diversos agentes envolvidos na aviação civil, como forma de analisar uma política efetiva para o setor. 

(VICENTINHO ALVES) Para a gente fazer o debate em alto nível, e para a gente esmiuçar efetivamente os problemas, e no planejamento geral, se houver necessidade de legislações, nós vamos, legislações específicas, tentar contribuir com o planejamento global da aviação no país.

(REPÓRTER) Esta foi a segunda audiência pública de um total de vinte que a subcomissão temporária sobre aviação civil do Senado deve realizar ao longo deste ano.
12/03/2012, 08h17 - ATUALIZADO EM 12/03/2012, 08h17
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00