Subcomissão vai propor reformulação da Secretaria de Aviação Civil — Rádio Senado

Subcomissão vai propor reformulação da Secretaria de Aviação Civil

LOC: A SUBCOMISSÃO DO SENADO QUE ACOMPANHA A INFRAESTRUTURA DO SETOR AÉREO VAI PROPOR A REFORMULAÇÃO DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL. 

LOC: NA OPINIÃO DE ESPECIALISTAS E PARLAMENTARES QUE PARTICIPARAM DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA, AINDA FALTA UM PROJETO DE LONGO PRAZO PARA A AVIAÇÃO BRASILEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER) Representantes da Secretaria de Aviação Civil apresentaram medidas que vêm sendo tomadas para desafogar os aeroportos brasileiros. Juliano Alcântara, secretário de aeroportos, explicou que um projeto-piloto adotado em Guarulhos, baseado na melhoria do atendimento no check-in, no raio-X, no embarque e desembarque, na Receita Federal e na restituição de bagagem tornou o atendimento aos passageiros mais rápido. 

(JULIANO ALCÂNTARA - SECRETÁRIO DE AEROPORTOS) Desde 20 de dezembro que a gente implantou todas as melhorias em todos os processos, o ganho médio de 28 passageiros processados a mais por hora. Isso como um todo. Alguns setores, por exemplo Receita Federal, tivemos um ganho de 93%. Isso mostra que a gente consegue ser mais eficiente, mais produtivo. No fim das contas conseguimos extrair mais da nossa infraestrutura existente. 

(REPÓRTER) O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Respício Antônio do Espírito Santo, especialista em transportes aéreos, disse no entanto que ainda falta um projeto permanente para a aviação brasileira. 

(RESPÍCIO ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO - PROF. ESPECIALISTA EM TRANSPORTES AÉREOS) Eu não vi nada de política pública na apresentação de vocês. Nada. Eu vi de operacional. O que a secretaria está fazendo na questão operacional. Um pouco na questão tática e zero de estratégia. Zero de longo prazo. Eu não vi nada de traçar caminhos. Fazendo um paralelo com a intermodalidade, eu não vi nenhum pavimentar de estradas aqui com relação ao futuro da aviação no Brasil. 

(REPÓRTER) O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, concordou, e disse que a situação dos aeroportos vai ser ruim para a imagem do Brasil na Copa do Mundo de 2014. 

(SENADOR IVO CASSOL) Está vindo a Copa do mundo e nós vamos passar vergonha. Não adianta dizer que não que vamos passar vergonha sim. Vamos passar vergonha em questão de hotel, vamos passar vergonha em questão de aeroportos, vamos passar vergonha em tudo. Vamos tentar diminuir isso a nível nacional, mas é inevitável. Agora, gente, com o dia a dia nosso. É um desrespeito. A pessoa já chega cansada, você já ta com duas, três horas e meia. Aí depois de três horas e meia você fica mais uma hora pra esperar mala? 

(REPÓRTER) O relator da subcomissão, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, disse que a criação da Secretaria de Aviação Civil, em março de 2011, foi uma medida acertada, mas é preciso reestruturar o órgão. Ele anunciou que vai propor essa reforma no relatório final.
07/03/2012, 02h02 - ATUALIZADO EM 07/03/2012, 02h02
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00