Senadores rechaçam ideia de modificar Piso Nacional dos Professores — Rádio Senado

Senadores rechaçam ideia de modificar Piso Nacional dos Professores

LOC: SENADORES RECHAÇAM A IDEIA DE MODIFICAR O PISO NACIONAL DOS PROFESSORES E DEFENDEM MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO. 

LOC: GOVERNADORES E PREFEITOS QUEREM QUE A CORREÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO DO MAGISTÉRIO TENHA COMO BASE A INFLAÇÃO E NÃO O ÍNDICE DO FUNDEB. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN

(REPÓRTER) Os professores de escola pública com uma jornada de 40 horas semanais terão um reajuste de 22% neste ano. O pagamento retroativo a janeiro se refere ao piso salarial do magistério, que com a correção, passou a ser de R$ 1.451. De olho nesse valor, governadores e prefeitos querem apressar a votação de um projeto em discussão na Câmara dos Deputados, que modifica o critério de reajuste do piso salarial dos professores. No lugar de considerar o crescimento do valor mínimo anual por aluno destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb, eles querem usar o índice da inflação, como explica a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. 

(GOVERNADORA - ROSALBA CIARLINI) No ano passado, para o meu estado, que não pagava o piso, para pagar o piso, tive que fazer o reajuste de 34%. Terminei no final do ano e agora tem mais um de 22%? É preciso que tenhamos receita para fazer jus a essa nova despesa. 

(REPÓRTER) Mas a senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo, integrante da Comissão de Educação, se disse contrária ao projeto. Ela defende novas fontes de financiamento da educação, como os recursos dos royalties do petróleo. 

(SENADORA ANA RITA) Nós precisamos destinar, carimbar, de fato, os recursos dos royalties do petróleo para que sejam de fato aplicados em educação . Acho que essa pode ser uma grande resposta para a preocupação que os governadores têm de que existem poucos para a educação.  

(REPÓRTER) O relator de Receitas do Orçamento Geral da União de 2012, senador Acyr Gurgacz, do PDT de Rondônia, destacou que a destinação de mais recursos para a educação é uma decisão política. Ele defende que o setor seja priorizado por se tratar do futuro do país. 

(ACYR GURGACZ) Há sempre uma solução de remanejamento que a União pode fazer, diminuir algum investimento ou defesa em um ou outro segmento para dar uma atenção especial aos professores. REP: Na segunda quinzena de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação realiza um ato em defesa do piso salarial. Das 27 unidades da federação, apenas 8 cumprem a lei sancionada em 2008.
01/03/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 01/03/2012, 01h42
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00