Senado comemora os 107 anos do Rotary Internacional — Rádio Senado

Senado comemora os 107 anos do Rotary Internacional

LOC: UMA DAS MAIS ANTIGAS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DO MUNDO, O ROTARY INTERNATIONAL, FOI HOMENAGEADO NESTA SEGUNDA-FEIRA PELO SENADO. 

LOC: REPRESENTANTES DA INSTITUIÇÃO E SENADORES FALARAM SOBRE OS 107 ANOS DO ROTARY EM UMA SESSÃO ESPECIAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER) Fundado em 1905 em Chicago com o lema "Dar de si antes de pensar em si", o Rotary International está hoje presente em 168 países do mundo, com mais de um milhão e 200 mil associados. E, como lembrou a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, é respeitado até pela ONU. 

(SENADORA ANA AMÉLIA) O Rotary é membro da Organização das Nações Unidas, um dos três integrantes da ONU que não são países, mas que, por sua relevância, importância e pelo papel que desempenha no campo social, tem assento permanente na Assembléia das Nações Unidas. Isso não é pouca coisa. 

(REPÓRTER) De acordo com o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, que sugeriu a homenagem no Senado, o que deu à organização sem fins lucrativos esse grau de reconhecimento internacional foram os ideais de ética e humanidade, além do trabalho sério para melhorar a qualidade de vida em todos os países. 

(SENADOR VALDIR RAUPP) A fome, a miséria, o analfabetismo, a saúde, a cidadania, são preocupações centrais do trabalho de mais de 34 mil unidades do Rotary em todos os cantos do mundo. No Brasil, são 83 anos de trabalho de uma organização que congrega líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade. 

(REPÓRTER) John Hewko, secretário-geral do Rotary Internacional, explicou a variedade de ações sociais executadas pela organização, e destacou que a principal delas, que já dura duas décadas, é a erradicação da poliomelite. 

(JONH HEWKO - SECRETÁRIO-GERAL DO ROTARY) A maior parte do serviço rotário é concretizada por meio da prestação de serviço voluntário. Os projetos rotários abrangem vasta gama de áreas, indo desde água e saneamento até saúde e educação. Nossa prioridade número um é a erradicação da pólio. Nós estamos comprometidos e iremos até o fim, até o dia que o mundo seja certificado como livre da pólio. Esse dia já não está tão longe. 

(REPÓRTER) Vários senadores elogiaram a atitude rotariana de se mobilizar, em vez de esperar pelas autoridades pela solução dos problemas, e esperam que isso sirva de exemplo para outros grupos da sociedade.
27/02/2012, 01h38 - ATUALIZADO EM 27/02/2012, 01h38
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00