Táxis terão porcentagem de carros adaptados para deficientes físicos — Rádio Senado

Táxis terão porcentagem de carros adaptados para deficientes físicos

LOC: AS EMPRESAS DE TÁXI COM FROTA A PARTIR DE VINTE VEÍCULOS DEVERÃO TER PELO MENOS CINCO POR CENTO DOS CARROS ADAPTADOS PARA PASSAGEIROS COM DEFICIÊNCIA.

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DO SENADOR SÉRGIO SOUZA, DO PMDB DO PARANÁ, ATUALMENTE EM ANÁLISE DO SENADO. REPORTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) De acordo com o texto, as empresas que operem com frota igual ou superior a 20 unidades devem adaptar ao menos 5% de seus veículos para que pessoas cadeirantes possam embarcar e desembarcar do táxi sem a necessidade de serem retiradas de suas cadeiras. Para o autor do projeto, senador Sérgio Souza, essa medida vai permitir que esses cidadãos tenham mais autonomia em seus deslocamentos. Ele lembrou que a aquisição dos táxis é feita por meio de incentivos fiscais e, que esses benefícios devem ser, de alguma forma, revertidos para a sociedade. O parlamentar pelo PMDB paranaense afirma que, uma vez aprovado, o projeto irá se juntar a outras leis que facilitam o uso dos transportes pelas pessoas com deficiência.

(SÉRGIO SOUZA) Você vai numa vaga de supermercado, num shopping, nas ruas, inclusive, tem vagas privilegiadas a esses cidadãos. No entanto e aqueles que não têm o veículo próprio? Como que ele adentra um táxi? Na verdade a nossa intenção foi que as frotas que tenham acima de 20 veículos, que reservem pelo menos 5%, ou seja, a cada 20 veículos, 1 veículo adaptado para atender os deficientes físicos.

(REPÓRTER) O projeto está atualmente na Comissão de Serviços de Infraestrutura, onde tem como relator o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul.
23/02/2012, 06h20 - ATUALIZADO EM 23/02/2012, 06h20
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00