Rollemberg registra lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 — Rádio Senado

Rollemberg registra lançamento da Campanha da Fraternidade 2012

LOC: O SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG REGISTROU EM PLENÁRIO, NESTA QUINTA-FEIRA, O LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012, QUE TEM COMO TEMA A SAÚDE PÚBLICA. 

LOC: ROLLEMBERG TAMBÉM DEFENDEU AÇÕES PREVENTIVAS PARA REDUZIR O NÚMERO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES NO PAÍS. OS DETALHES COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que a primeira campanha nacional aconteceu em 1964. A ideia foi lançada dois anos antes por três padres do Rio Grande do Norte com a intenção de arrecadar fundos para atividades assistenciais, mas o projeto avançou para todo o país também chamando a atenção para temas sociais. Em 2012, o foco escolhido foi saúde pública. Por meio da campanha lançada nesta quarta-feira, a Igreja Católica pretende chamar o poder público a refletir sobre o dia a dia de brasileiros doentes que não encontram atendimento médico adequado. O senador Rodrigo Rollemberg admite que o sistema público é deficiente. Mas ressaltou avanços dos últimos anos, como a redução da mortalidade infantil. Segundo ele, em 1980 aconteceram 69 óbitos para cada cem mil crianças nascidas vivas. e, depois de 30 anos, o Brasil registrou, em 2010, cerca de 20 mortes para cada cem mil crianças nascidas vivas. Na opinião do senador, a melhora é resultado de medidas como mais atenção à gestante e a campanhas de aleitamento materno. Ainda segundo Rodrigo Rollemberg, o país precisa ampliar o trabalho de prevenção para reduzir o número de internações: 

(Rodrigo Rollemberg) “devemos refletir sobre as diversas dimensões da saúde. país que tem enormes desafios a enfrentar no saneamento urbano, indispensável para garantir a saúde de um conjunto grande da populaçao, já que grande parte das doenças brasileiras são de vinculação hídrica; a saúde do trânsito, a necessidade de termos um trânsito seguro, porque, hoje, parte grande dos atendimentos dos politraumatizados nos hospitais é em função de um trânsito extremamente violento” 

(Repórter) Até a Páscoa, que acontece no dia oito de abri, padres de todo o país vão estimular entre os fiéis a reflexão e ações voltadas para esse tema.
23/02/2012, 05h49 - ATUALIZADO EM 23/02/2012, 05h49
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00