CDH vai se reunir para debater desocupação do Pinheirinho — Rádio Senado

CDH vai se reunir para debater desocupação do Pinheirinho

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS SE REÚNE NESTA QUINTA-FEIRA PARA TRATAR DO CASO QUE FICOU CONHECIDO COMO “PINHEIRINHO”. 

LOC: AUTORIDADES E ATIVISTAS DOS DIREITOS CIVIS QUESTIONAM A AÇÃO POLICIAL QUE RETIROU MILHARES DE FAMÍLIAS POBRES DE UMA ÁREA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Um mês após a reintegração de posse do Pinheirinho, mais de 300 ex-moradores do local continuam morando de forma improvisada em abrigos da prefeitura de São José dos Campos, interior paulista. Eles reclamam da dificuldade de alugar imóveis com o auxílio-moradia de apenas 500 reais pago pela prefeitura. Outra grande dificuldade para os sem-teto é a necessidade de comprovante de renda e o pagamento antecipado de pelo menos 3 meses de aluguel. A área do Pinheirinho foi desocupada pela PM no dia 22 de janeiro, e as imagens da ação policial tiveram repercussão na mídia nacional e internacional. Por causa desta situação a Comissão de Direitos Humanos do Senado realiza nesta quinta-feira uma reunião, em que foram convidados representantes da prefeitura de São José dos Campos e do Ministério Público, como lembra o senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá. 

(Randolfe Rodrigues) Acho que o Senado deve acompanhar o caso de Pinheirinho de perto, por tudo que está envolvido no caso Pinheirinho: primeiro pela ação que ofende o Estado Democrático de Direito por parte da Justiça e da PM do Estado, segundo pela ação truculenta inclusive contra membros do Parlamento. 

(Repórter) Também estão previstas as presenças de ex-moradores do Pinheirinho e de representantes da Justiça paulista. A reunião está marcada para começar as 9 da manhã.
22/02/2012, 05h23 - ATUALIZADO EM 22/02/2012, 05h23
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00