Armando Monteiro destaca necessidade de se investir mais no setor — Rádio Senado

Armando Monteiro destaca necessidade de se investir mais no setor

LOC: O BRASIL PRECISA INVESTIR MAIS NO SETOR PRODUTIVO E MUDAR SUA PAUTA DE EXPORTAÇÃO. 

LOC: O ALERTA FOI FEITO PELO SENADOR ARMANDO MONTEIRO, QUE LAMENTOU O PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O Brasil tem uma pauta de exportação voltada principalmente para as commodities, ou seja, produtos básicos que têm cotação internacional. Nos últimos seis anos, a participação desse tipo de produto na pauta de exportações brasileiras subiu de 29,3 para 36%. Enquanto isso, a venda de produtos industrializados caiu de 55% para 47,8%. Hoje, o Brasil fabrica apenas 0,69% de todos os produtos manufaturados vendidos no mundo. Os números, divulgados pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, preocupam o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco. Monteiro, que já foi presidente da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, reclamou da desindustrialização do Brasil e pediu mudança nas políticas para o setor: 

(Armando Monteiro) A indústria brasileira vem perdendo espaço exatamente porque os produtos importados ganham cada vez mais uma presença no mercado doméstico, e isso por quê? Porque a indústria perde competitividade. Os custos de produção no Brasil são elevados, custos de logística, de capital. 

(Repórter) Entre os custos de produção, Armando Monteiro citou o caso da energia. O senador explicou que no Brasil esse insumo tem tributação exagerada, o que faz com que o país esteja entre os quatro mais caros do mundo quando o assunto é energia. Para Armando Monteiro, o valor cobrado é ainda maior se for considerado o custo de produção da energia, que no Brasil é baixo em relação a outros países por conta da riqueza hídrica.
16/02/2012, 07h37 - ATUALIZADO EM 16/02/2012, 07h37
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00