Oposição entra com representação contra ministro Mantega — Rádio Senado

Oposição entra com representação contra ministro Mantega

LOC: OPOSIÇÃO ENTRA COM REPRESENTAÇÃO CONTRA O MINISTRO DA FAZENDA POR OMISSÃO EM IRREGULARIDADES NA CASA DA MOEDA.

LOC: E O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS CONFIRMOU VINDA DE GUIDO MANTEGA PARA FALAR SOBRE ECONOMIA EM MARÇO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) As lideranças do PSDB, Democratas, PSOL e os senadores Pedro Taques do PDT de Mato Grosso e Jarbas Vasconcelos do PMDB de Pernambuco pediram ao Ministério Público Federal que investigue o ministro da Fazenda, Guido Mantega, por improbidade administrativa. A oposição acusa Mantega de omissão por não ter demitido Luiz Felipe Denucci da Casa da Moeda quando tomou conhecimento das denúncias de crime financeiro no ano passado. Denucci teria movimentado 25 milhões de dólares em contas no exterior. A suspeita é de que os recursos seriam propina paga por empresas com contratos com a Casa da Moeda. O líder do Democratas, senador Demóstenes Torres, de Goiás, quer que a Procuradoria Geral da República apure se Guido Mantega foi omisso no caso.
 
(Demóstenes Torres) Ao tomar conhecimento através da Administração Pública, da Polícia Federal e de partidos políticos que o ex-presidente da Casa Moeda praticava atos de corrupção, ele demorou 6 meses para tomar iniciativa de recomendar sua exoneração sem que tenha tomado qualquer procedimento disciplinar de ofício.
 
(Repórter) Já o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, confirmou que Guido Mantega vai participar de uma audiência pública em março para descrever o cenário econômico do país. Delcídio destacou que o ministro da Fazenda está disposto a falar também sobre a Casa da Moeda.
 
(Delcídio Amaral) Acho que o ministro Guido Mantega tem todas as condições de na Comissão de Assuntos Econômicos falar sobre economia, o futuro do Brasil, os obstáculos que vamos enfrentar nessa crise mundial. E responder à oposição sobre outras temas, inclusive sobre a Casa da Moeda. 

(Repórter) Em entrevista, Guido Mantega disse que não havia demitido Denucci anteriormente porque ele desempenhava bem suas atribuições. Para o ministro da Fazenda, havia uma disputa interna no PTB pelo cargo. Guido Mantega determinou a abertura de uma sindicância para investigar as denúncias de irregularidades na Casa da Moeda.
14/02/2012, 02h42 - ATUALIZADO EM 14/02/2012, 02h42
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00