Debate destaca papel protagonista do Brasil no Fórum Mundial da Água — Rádio Senado

Debate destaca papel protagonista do Brasil no Fórum Mundial da Água

LOC: O BRASIL QUER SER PROTAGONISTA NO SEXTO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, EVENTO QUE ACONTECE NA FRANÇA EM MARÇO. 

LOC: REPRESENTANTES DO GOVERNO ADIANTARAM, EM AUDIÊNCIA NO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA, QUE O BRASIL VAI APRESENTAR PROPOSTA PARA SEDIAR O FÓRUM EM 2018. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O Brasil tem sido procurado por outros países, em especial da América do Sul, para compartilhar a experiência que acumulou na gestão de recursos hídricos e manejo da água. E o 6º Fórum Mundial da Água, que acontece de 12 a 17 de março em Marselha, na França, é visto como uma oportunidade para apresentar esses avanços para o mundo. O coordenador do Fórum, Benedito Braga, disse aos senadores da Comissão de Meio Ambiente que o encontro tem um diferencial por envolver também os parlamentos dos 140 países que participam. 

(Benedito Braga) Enquanto os fóruns das Nações Unidas trabalham basicamente no âmbito ministerial e dos chefes de Estado, nós estamos trabalhando diretamente com os parlamentares e com os prefeitos, porque entendemos que o problema da água não pode ser resolvido, se não tivermos essa tríade trabalhando em conjunto. 

(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, defende no entanto que o Brasil procure aprender o máximo com as experiências dos outros países. 

(Jorge Viana)A questão da água é central, já que o problema da fome no mundo está diante de todos. A própria ONU estabeleceu como meta um aumento de 40% da oferta de alimentos. Não tem como ter uma oferta sem um bom manejo de água. Mas eu penso que o Brasil ainda está longe de alcançar algo que possa... que é possível, que é a ideia de trabalhar esse manejo dessa água, seja nas diferentes formas que ela se apresenta. E quem sabe não é agora que nós vamos avançar ainda mais? 

(Repórter) O presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que o Brasil terá um papel fundamental não apenas no Fórum Mundial da Água, mas na Rio+20, conferência das nações unidas sobre desenvolvimento sustentável, que acontece em junho no Rio de Janeiro. 

(Rodrigo Rollemberg) Será um fórum voltado a soluções. Não apenas soluções tecnológicas, a respeito do uso da água, mas também soluções legislativas, ou seja, uma troca de conhecimento a respeito dos marcos legais dos diversos países no enfrentamento da questão da água, mas também das políticas públicas a serem desenvolvidas pelos países. 

(Repórter) Rollemberg quer que os especialistas voltem à comissão depois do fórum para apresentar os resultados, e adiantou que a gestão da água será um dos principais temas da Comissão de Meio Ambiente neste ano.
14/02/2012, 00h43 - ATUALIZADO EM 14/02/2012, 00h43
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00