Autoridade afirma que Brasil está preparado para sediar Rio+20 — Rádio Senado

Autoridade afirma que Brasil está preparado para sediar Rio+20

LOC: SEGUNDO O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, O BRASIL ESTÁ EM UM BOM MOMENTO PARA FAZER PARTE DAS DISCUSSÕES PREVISTAS PARA A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.  

LOC: O EVENTO ACONTECE ENTRE OS DIAS 13 E 22 DE JUNHO, NO RIO DE JANEIRO. OS PREPARATIVOS PARA A RIO +20 FORAM DISCUTIDOS NESTA QUINTA-FEIRA, NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) O Brasil está bem preparado para sediar a Conferência Rio+20, das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Foi o que afirmou o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Machado, durante audiência pública, nesta quinta-feira. O embaixador enfatizou que o governo brasileiro está totalmente engajado em tornar a Rio +20 um marco na história das conferências Internacionais e produzir uma reflexão mundial, buscando um debate mais voltado para a ação e para o repensar. Segundo ele, o país tem argumentos para isso. 

(Luiz Alberto Machado) O Brasil está particularmente bem colocado para receber uma conferência como essa. Porque, como poucos, o Brasil tem o que mostrar em termos de crescer, incluir e proteger. Nós temos números importantíssimos de crescimento econômico, importantíssimos de inclusão social e sem dúvida, importantíssimos são também os números de proteção ambiental vide as nossas taxas de desmatamento. 

(Repórter) Luiz Alberto citou ainda o bom desempenho do Brasil durante a décima sétima conferência das partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ocorrida em dezembro do ano passado, na África do Sul. Na ocasião ficou firmado o compromisso de todos os países no prosseguimento das normas previstas no Protocolo de Kyoto, que estabelece metas de redução na emissão de gases-estufa. O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, elogiou o empenho da delegação brasileira, durante a conferência. 

(Fernando Collor) Eles trabalharam arduamente. E graças ao trabalho realizado foi conseguido a prorrogação do Protocolo de Kyoto por mais 5 ou 8 anos, a ser negociado a partir do ano corrente e também um acordo para a negociação de um pacto global, mais abrangente.  

(Repórter) A Conferência Rio + 20 terá três fases de discussões que incluem quatro dias de debates com a sociedade civil. A ideia do governo federal é promover a maior participação do público e levar suas recomendações aos chefes de estado dos países participantes.
09/02/2012, 05h36 - ATUALIZADO EM 09/02/2012, 05h36
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00