Subcomissão vai estudar mudanças nas regras da aviação civil brasileira — Rádio Senado

Subcomissão vai estudar mudanças nas regras da aviação civil brasileira

LOC: O SENADO VAI INSTALAR NOS PRÓXIMOS DIAS UMA SUBCOMISSÃO PARA ESTUDAR MUDANÇAS NAS REGRAS DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA.

LOC: E UM DOS PRIMEIROS ITENS DA PAUTA DEVE SER O PROJETO QUE FLEXIBILIZA A JORNADA DE TRABALHO DOS AERONAUTAS. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) A Subcomissão Temporária da Aviação Civil ficará subordinada à Comissão de Infraestrutura do Senado. O autor do requerimento, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, quer que o colegiado estude uma ampla mudança no Código Brasileiro de Aeronáutica, que é de 1986. E o trabalho pode começar com a análise do projeto do senador Blairo Maggi, do PR do Mato Grosso, que permite a ampliação da jornada mensal e das horas de vôo dos aeronautas. O relator da matéria é o próprio Vicentinho Alves, que também é piloto de aviação comercial. Ele avisa que não pretende aumentar a carga dos aeronautas para facilitar o fechamento de grades por parte das empresas.

(VICENTINHO ALVES) Nós estamos com a intenção de proteger os profissionais, claro, sem matar a empresa, mas que nós possamos ter a tripulação trabalhando sem que eles entrem na faixa da fadiga de trabalho, que isso não é bom, porque os acidentes aéreos, a maioria, são por fadiga de tripulação.

(REPÓRTER) Além desse projeto, a Subcomissão da Aviação Civil deve propor políticas públicas para o setor. Vicentinho Alves afirma que a idéia é criar um plano aeroviário para o país, com objetivos de curto, médio e longo prazo. A preocupação vai desde o risco de apagão de mão de obra até a previsão de crescimento da aviação no país, incluindo tráfego, capacidade de aeroportos e aumento do número de passageiros. Segundo Vicentinho Alves, nos próximos dias, com o reinício dos trabalhos legislativos, a Comissão de Infraestrutura do Senado vai escolher os membros da subcomissão. A partir daí ela será instalada e começará os trabalhos.
30/01/2012, 06h52 - ATUALIZADO EM 30/01/2012, 06h52
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00