Subcomissão quer analisar atraso na liberação de recursos para obras — Rádio Senado

Subcomissão quer analisar atraso na liberação de recursos para obras

LOC: O SENADOR BLAIRO MAGGI RECLAMA QUE A BUROCRACIA NO GOVERNO FEDERAL ESTÁ ATRAPALHANDO A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA OBRAS DA COPA DO MUNDO.

LOC: E O PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO QUE ACOMPANHA AS OBRAS PARA 2014 PROMETEU UM BALANÇO SOBRE O ASSUNTO. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O Brasil está ameaçado de não completar muitas das obras prometidas para 2014. Estudo feito pela seccional paulista do Sinaenco, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, aponta que das 49 obras previstas pelo governo para a Copa do Mundo, apenas dez estão em andamento. Os itens mais preocupantes são os aeroportos e a mobilidade urbana, fundamentais para receber os cerca de 600 mil turistas que devem participar da festa da Copa no Brasil. Além disso, essas obras são consideradas essenciais para que as cidades-sede deixem um legado para seus habitantes. No caso da mobilidade urbana, o levantamento indica que apenas cinco cidades, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, estão tocando obras como metrôs, BRTs, que são sistemas de ônibus rápidos, e VLTs, os Veículos Leves sobre Trilhos. O presidente da Subcomissão do Senado que acompanha as obras para a Copa do Mundo, Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, também está preocupado. Na semana que vem, quando reiniciam os trabalhos legislativos, ele vai pedir um mapa completo do que está sendo realizado nas cidades-sede. Blairo Maggi acredita que o atraso na liberação de recursos por parte do Governo Federal está na raiz dos problemas.

(BLAIRO MAGGI) Eu tenho acompanhado alguns processos de liberação e estão muito lentos, devagar. E o tempo passa, a gente está amarrado na burocracia que nós temos. Temos data e hora para começar esse evento e esse é um ano decisivo. Se nós não começarmos as obras esse ano, eu digo o seguinte: não vai mais haver obras, afora os estádios para as cidades se nós não começarmos as obras nesse ano.

(REPÓRTER) Além das obras de mobilidade urbana, Blairo Maggi disse que a Subcomissão da Copa do Mundo vai trabalhar nesse primeiro semestre em torno de itens como segurança e saúde. O senador lembra que esses são setores essenciais para o bom atendimento aos turistas que devem visitar o Brasil em 2014.
27/01/2012, 05h48 - ATUALIZADO EM 27/01/2012, 05h48
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00