Líder do PT atribui arrecadação recorde a desempenho da economia — Rádio Senado

Líder do PT atribui arrecadação recorde a desempenho da economia

LOC: O LÍDER DO PT NO SENADO NEGA QUE RECORDE NA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS SEJA RESULTADO DO AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA.  

LOC: MAS SENADOR DA OPOSIÇÃO COBRA RETORNO DESSES RECURSOS PARA A SOCIEDADE E UMA DIMINUIÇÃO DO MONTANTE PAGO PELA POPULAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Segundo a Receita Federal, os brasileiros pagaram cerca de 967 bilhões de reais no ano passado. Em comparação ao ano de 2010, houve um aumento de 10,1%, descontada a inflação de 6,5%. A arrecadação de 2011 bateu um novo recorde, só perdendo para a de 2007, que registrou aumento de 11,09%. De acordo com o Fisco, as instituições financeiras, o comércio e a indústria de veículos contribuíram para aumentar a arrecadação do governo federal. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, declarou que o resultado demonstra o bom desempenho da economia. Ele negou que a arrecadação recorde seja conseqüência do aumento dos impostos pagos pela população. 

(HCosta) Primeiro, o crescimento da atividade econômica, a geração de empregos e as medidas que o governo tomou que favoreceram todas as atividades econômicas. Por outro lado também, a eficiência com que os órgãos de arrecadação têm atuado no Brasil. Não há qualquer tipo de crescimento de impostos. Ao contrário, o que o governo fez foi reduzir impostos para a atividade econômica. 

REP: Mas o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, cobrou do Governo Federal o retorno dos impostos. Ele citou pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que mostra que o Brasil está em último lugar numa lista de 30 países no que diz respeito à devolução dos recursos em forma de serviços, como saúde, educação e segurança pública. Álvaro Dias declarou que a União gasta mal o dinheiro do contribuinte. 

(ADias) 

REP: O impostômetro, telão instalado no centro de São Paulo, registra o pagamento de mais de 133 bilhões de reais em impostos pagos pelos contribuintes desde o início de janeiro.
27/01/2012, 00h44 - ATUALIZADO EM 27/01/2012, 00h44
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00