Projeto pode garantir funcionamento de creches o ano inteiro — Rádio Senado

Projeto pode garantir funcionamento de creches o ano inteiro

LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO PODE TRAZER MAIS TRANQUILIDADE AOS TRABALHADORES COM FILHOS PEQUENOS. 

LOC: A PROPOSTA DETERMINA QUE AS CRECHES FUNCIONEM O ANO INTEIRO, INCLUSIVE NOS MESES DE JANEIRO E JULHO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER) Se o período de férias significa descanso e diversão para as crianças, é uma época de preocupação para muitos pais, principalmente aqueles que não podem tirar férias com os filhos. A situação fica mais difícil ainda para os pais que não podem pagar uma babá e não contam com a ajuda de familiares ou vizinhos para cuidar das crianças enquanto estão no trabalho. Um projeto apresentado pela senadora Angela Portela, do PT de Roraima, pode dar mais tranquilidade para os pais que têm filhos até cinco anos. O texto prevê que as creches sejam obrigadas a funcionar durante os meses de férias escolares e no mesmo horário em que ficam abertas nos meses de aula. A mudança vai ser benéfica para a sociedade, como explica Ângela Portela. 

(ÂNGELA PORTELA) É importante em primeiro lugar porque as crianças nessa idade precisam continuar tendo atendimento adequado com orientação pedagógica, alimentação adequada como deve ser a nutrição da criança e é bom pros pais porque nem sempre eles tiram o período de férias do trabalho do mesmo período das férias escolares. Então é uma forma de dar melhor atendimento às famílias, às crianças e aos pais. 

(REPÓRTER) Para garantir o funcionamento das creches, o projeto define como ficam os direitos trabalhistas dos profissionais da educação, como férias e horas extras remuneradas. A proposta está em análise na Comissão de Educação e, se aprovada, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados. A presidente Dilma Roussef anunciou que o governo vai investir mais de 7 bilhões e meio de reais para a construção de seis mil unidades para atendimento de crianças de zero a cinco anos na educação infantil até 2014.
24/01/2012, 00h27 - ATUALIZADO EM 24/01/2012, 00h27
Duração de áudio: 01:51
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00