Randolfe quer que Senado fiscalize desocupação de favela em SP — Rádio Senado

Randolfe quer que Senado fiscalize desocupação de favela em SP

LOC: A ATUAÇÃO DA POLÍCIA PAULISTA NA DESOCUPAÇÃO DA FAVELA DO PINHEIRINHO, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, PRECISA SER FISCALIZADA PELO SENADO.

LOC: A OPINIÃO É DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ. REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) A retirada dos moradores da ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, cidade de 600 mil habitantes que fica a 90 quilômetros da capital paulista, virou notícia no Brasil e no mundo no ultimo domingo. As imagens mostraram os nove mil moradores, a maioria idosos, mulheres e crianças, deixando as casas, seguidos por dois mil policiais da tropa de choque e da cavalaria do estado de São Paulo. A área, que tinha ruas asfaltadas, transporte, comércio e igrejas, está localizada em um terreno que pertence à massa falida de uma empresa do megainvestidor Naji Nahas. Segundo representantes dos movimentos sociais da região, a área ficou abandonada durante décadas e os proprietários devem mais de 15 milhões de reais em impostos para o município. Moradores e representantes dos movimentos sociais relataram casos de abuso e uso excessivo da força pelos policiais. O presidente do sindicato dos rodoviários do Vale do Paraíba, José Carlos de Souza, explicou que a favela é reflexo do descaso com os problemas sociais aliado a divergências políticas entre o governo local, do PSDB, com o governo federal, que é do PT.

(JOSÉ CARLOS DE SOUZA) Aquilo não são bandidos, são pessoas pobres humildes, que não têm casa pra morar, e o que precisaria aqui é um diálogo uma boa saída, quanto ao apoio do governo federal, infelizmente o governo municipal não quis, mais por questões políticas pedir orientação do governo federal e infelizmente por culpa do governo do PSDB a região sul de São José dos Campos pode se transformar num novo Eldorado de Carajás.

(REPÓRTER) O senador Randolfe Rodrigues, do PSol do Amapá, lamentou a ação. Na opinião dele, as medidas foram excessivas e pecaram contra os direitos dos cidadãos e contra a democracia.

(RANDOLFE RODRIGUES) Acho que a Câmara e o Senado devem acompanhar o caso de Pinheirinho de perto, por tudo o que está envolvido no caso de Pinheirinho, primeiro pela ação que ofende o estado democrático de direito por parte da Justiça e da PM do estado de São Paulo, segundo pela ação truculenta inclusive contra membros do Parlamento Nacional.

(REPÓRTER) Segundo representantes dos movimentos sociais que apóiam os moradores, as pessoas que foram retiradas do local foram levadas para acampamentos improvisados e para escolas e igrejas dos bairros vizinhos.
23/01/2012, 01h33 - ATUALIZADO EM 23/01/2012, 01h33
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00