Senado vai lançar portal que estimula participação do cidadão no Legislativo — Rádio Senado

Senado vai lançar portal que estimula participação do cidadão no Legislativo

LOC: O SENADO VAI LANÇAR NESTE ANO O PORTAL "E-CIDADANIA", PARA GARANTIR MAIS TRANSPARÊNCIA DAS ATIVIDADES PARLAMENTARES E UMA MAIOR INTERAÇÃO COM OS ELEITORES.

LOC: A SECRETARIA-GERAL DA MESA TAMBÉM VAI ADOTAR NOVAS TECNOLOGIAS PARA MODERNIZAR O PROCESSO LEGISLATIVO E A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER) O novo portal E-cidadania vai entrar no ar em maio deste ano, trazendo uma série de informações para tornar mais transparente a atuação parlamentar e permitir a fiscalização dos eleitores. Pela página do Senado na internet, qualquer cidadão poderá acompanhar, por exemplo, os discursos dos parlamentares, as propostas que vão ser analisadas pelas comissões e pelo plenário da Casa e os resultados das votações. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, disse que a iniciativa visa ampliar o atual Portal da Transparência para aproximar o cidadão do Senado.

(JOSÉ SARNEY) É preciso ampliar os canais de atendimento ao cidadão, oferecendo orientações para mais fácil obtenção das informações desejadas, além de disponibilizar respostas automáticas para as perguntas mais frequentes da sociedade.

(REPÓRTER) No mesmo sentido, a Secretaria-Geral da Mesa vai adotar uma série de novas tecnologias para modernizar o processo legislativo e o sistema de informação do Senado. Entre eles, novos mecanismos de pesquisa legislativa e de divulgação dos registros de áudio e de taquigrafia das reuniões e audiências públicas. A secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, lembrou que os cidadãos também poderão interagir com os senadores para opinar sobre os projetos em discussão e até sugerir novos projetos de lei.

(CLÁUDIA LYRA) Ele vai sugerir que emendas sejam apresentadas a algum projeto, debates das comissões para que tenha alguma audiência pública sobre algum assunto que ele queira ver debatido no senado, ele vai propor algum projeto de lei algum texto, essa proposta vai ser colocada em consulta pública e este texto vai para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

(REPÓRTER) As medidas anunciadas também buscam diminuir custos e substituir gradativamente o uso de documentos em papel pelo meio eletrônico. Além da página do Senado na Internet, a comunicação dos cidadãos com os senadores pode ser feita pela Ouvidoria da Casa e pelo serviço Alô Senado, que atende gratuitamente pelo telefone 0800 61 2211.
17/01/2012, 00h48 - ATUALIZADO EM 17/01/2012, 00h48
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00