CI analisará projeto que pode facilitar busca por reservas de água — Rádio Senado

CI analisará projeto que pode facilitar busca por reservas de água

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PODE VOTAR EM 2012 O PROJETO QUE OBRIGA A DIVULGAÇÃO DA DESCOBERTA DE ÁGUA NO SUBSOLO POR EMPRESAS QUE PERFURAM POÇOS EM BUSCA DE PETRÓLEO. 

LOC: A COMUNICAÇÃO SERIA FEITA PELA ANP – AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO – À ANA, AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): Muitas vezes uma empresa perfura o solo em busca de petróleo mas não encontra jazida que justifique o investimento comercial. Em alguns desses poços, entretanto, jorra água. A ideia do projeto de lei, apresentado há dois anos pela então senadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini, hoje governadora do estado, é aproveitar os poços perfurados e entregá-los à comunidade. Para isso, ela propõe que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis notifique a Agência Nacional de Águas sempre que for encontrado um lençol freático nas perfurações em busca de petróleo. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, diz que a iniciativa pode trazer ganhos para a população, principalmente do Nordeste.

(INÁCIO ARRUDA): Trata-se de poços perfurados pela Petrobras que não alcançaram a viabilidade comercial em termos de gás e óleo mas são muito fortes e potentes em termos de água. O RN, parte do CE, SE, BA, PE, AL têm milhares desses poços e eles precisam ser entregues à comunidade. 

(REPÓRTER): De acordo com a autora do projeto, entregar os poços ao poder público acabaria saindo mais barato do que tampá-los. Se for aprovada na Comissão de Infraestrutura, a proposta segue para votação na Câmara dos Deputados.
30/12/2011, 11h38 - ATUALIZADO EM 30/12/2011, 11h38
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00