Congresso aprova texto final nos últimos minutos — Rádio Senado

Congresso aprova texto final nos últimos minutos

LOC: DEPOIS DE MUITOS PROTESTOS E NEGOCIAÇÕES O CONGRESSO NACIONAL APROVOU NO FINAL DA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA O ORÇAMENTO PARA 2012.

LOC: DEPUTADOS E SENADORES TINHAM ATÉ A MEIA NOITE PARA APROVAR O RELATÓRIO FINAL NO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

(REPÓRTER) Inconformado com a falta de uma sinalização do Palácio do Planalto sobre uma solução para aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo, o deputado Paulo Pereira da Silva, líder do PDT na Câmara dos Deputados chegou a pedir verificação de quórum para derrubar a sessão do Congresso Nacional. Ele queria um compromisso formal da presidente Dilma Rousseff sobre uma Política para a recomposição do poder aquisitivo desses aposentados. A sessão do Congresso foi então interrompida para mais uma tentativa de acordo. Quinze minutos depois foi anunciado um encaminhamento e o deputado Paulo Pereira retirou o pedido de verificação de quórum.

(PAULO PEREIRA) – Não é um acordo fácil de se fazer a uma hora dessa. Estamos até com poucas lideranças importantes dos nossos sindicatos. Não foi unanimidade tem companheiros que acham que o governo está sem crédito até porque o governo não cumpriu os compromissos mas nós topamos retirar o pedido de verificação de quórum desde que fique claro que a presidente Dilma vai responder amanhã á cobap e ao sindicato dos aposentados as cartas que ela até hoje não respondeu. Que o parlamento ajude a cobrar.

(REPÓRTER) Às onze e vinte e cinco da noite o relator começou a ler o texto final do Orçamento de 2012. Chinaglia disse que procurou priorizar os investimentos públicos e as ações sociais como uma forma de manter o país o mais distante possível da crise e continuar gerando empregos e destacou as emendas populares como a grande novidade do Orçamento para o ano que vem.

(CHINAGLIA)- Isso vai beneficiar 4956 municípios de até 50 mil habitantes. Participarão doravante, e acredito que será mantido, de audiências públicas como participaram dessa vez. Num prazo extremamente exíguo praticamente 80 por cento dos municípios fizeram audiência pública e escolheram qual ação de saúde deveriam propor para receber emenda. de 300 a 600 mil reais.

(REPÓRTER) Faltando cerca de dez minutos para a meia noite o relatório foi finalmente aprovado no Congresso Nacional. O Orçamento para 2012 prevê um salário mínimo de 622 reais e 73 centavos, como proposto pela equipe econômica do governo. As receitas e despesas orçamentárias para o ano que vem são de dois trilhões, duzentos e cinqüenta e sete milhões de reais. Desse total, seiscentos e cinquenta e cinco milhões de reais vão para o refinanciamento da dívida pública.
23/12/2011, 11h43 - ATUALIZADO EM 23/12/2011, 11h43
Duração de áudio: 02:53
Ao vivo
00:0000:00