Senadores querem maior compromisso do Brasil com a Rio +20 — Rádio Senado

Senadores querem maior compromisso do Brasil com a Rio +20

LOC: SENADORES COBRAM DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF PROTAGONISMO NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE.

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS ENTREGOU AO SENADOR JOSÉ SARNEY RELATÓRIO QUE DESTACA PAPEL DO BRASIL NA REDUÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): O documento aprovado recentemente pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas foi entregue ao presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá. Segundo o presidente do colegiado, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná. Ele destacou que o relatório mostra a autoridade do Brasil em cobrar dos demais países medidas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa ao lembrar que o governo brasileiro superou as metas voluntárias das Nações Unidas. O senador lembrou que o Brasil teve papel importante na prorrogação do protocolo de Kyoto, mesmo sem a adesão de Rússia, Canadá e Japão. O senador Sérgio Souza disse ainda que o relatório sugere à presidente da República que o Brasil tenha papel de protagonismo nas discussões para garantir o sucesso da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro.

(SÉRGIO SOUZA): Se a presidente Dilma não chamar a responsabilidade para a presidência da República de colocarmos na Rio + 20 o maior número possível de países numa mesma mesa para discutir esta questão da economia verde, podemos sofrer um constrangimento de sermos o país que lidera a questão ambiental e não termos um evento à altura da Eco-92.  

(REPÓRTER): Outro integrante da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, explicou que o relatório do colegiado é um avanço em relação ao Código Florestal aprovado pelo Senado porque trata da preservação das áreas públicas. 

(EDUARDO BRAGA): Esse relatório envolve também políticas públicas sobre as propriedades das florestas em terras públicas, que são unidades de conservação ou terras públicas que não são consideradas ainda terras de conservação ou terras indígenas, que têm grandes impactos no aquecimento global e no efeito dos gases estufa provocados pelo desmatamento. 

(REPÓRTER): O relatório da Comissão Mista de Mudanças Climáticas será encaminhado a diversas repartições do governo federal, entre elas, o Ministério do Meio Ambiente e ao IBAMA.
22/12/2011, 00h43 - ATUALIZADO EM 22/12/2011, 00h43
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00