Plenário aprova empréstimos estrangeiros para três estados — Rádio Senado

Plenário aprova empréstimos estrangeiros para três estados

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA SEIS PEDIDOS DE FINANCIAMENTOS JUNTO A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ESTRANGEIRAS. 

LOC: PARAÍBA, SÃO PAULO E CEARÁ SÃO OS ESTADOS BENEFICIADOS, ALÉM DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(REPÓRTER): O Ministério de Minas e Energia recebeu a autorização para financiar, junto ao Banco Mundial, 49 milhões de dólares, para a aplicação em diversas secretarias e órgãos da pasta. Já o empréstimo da Paraíba, no valor de sete milhões, quatrocentos e setenta e nove mil dólares, virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento e será utilizado no programa de Modernização Fiscal do Estado. São Paulo teve aprovado pedido de empréstimo junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão, no valor de 33 bilhões e meio de ienes, cerca de 800 milhões de reais, para o Programa de Redução de Perdas de Água e Eficiência Energética. E a capital do Ceará, Fortaleza, viu dois financiamentos da Corporação Andina de Fomento aprovados. O primeiro deles, no valor de 50 milhões de dólares, para aplicação no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo, Prodetur. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, comemorou o aporte de recursos no turismo da capital.

(INÁCIO ARRUDA): é 50 milhões de empréstimo mas tem uma contrapartida do tesouro nacional de 50 milhões. No final vamos ter 100 milhões de investimentos no município de fortaleza para ampliar as condições e receber bem o povo brasileiro, que é quem maciçamento nos visita, e os estrangeiros, que vão ter saudade e voltar. (REP): O outro empréstimo para Fortaleza, no valor de 45 milhões de dólares, é destinado ao Programa de Drenagem Urbana. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

LOC: OS EMPRÉSTIMOS AINDA DEPENDEM DA APROVAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO, PARA ONDE FORAM ENCAMINHADOS EM REGIME DE URGÊNCIA, PODENDO SER VOTADOS HOJE À TARDE.
21/12/2011, 03h48 - ATUALIZADO EM 21/12/2011, 03h48
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00