Mesa Diretora marca posse de Jader Barbalho para próximo dia 28 — Rádio Senado

Mesa Diretora marca posse de Jader Barbalho para próximo dia 28

LOC: A MESA DIRETORA DO SENADO MARCOU A POSSE DE JADER BARBALHO PARA O PRÓXIMO DIA 28, APÓS PRAZO DE DEFESA DA SENADORA MARINOR BRITO.  

LOC: A PARLAMENTAR PARAENSE VAI PEDIR QUE O SENADO AGUARDE O JULGAMENTO DE RECURSOS APRESENTADOS À JUSTIÇA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN: 

(REPÓRTER) Jader Barbalho, do PMDB do Pará, deverá assumir o mandato de senador na quarta-feira, dia 28. O Supremo Tribunal Federal determinou a diplomação do peemedebista ao atender um recurso da defesa, que se valeu de uma decisão tomada em março pela própria Corte. Pelo julgamento do Supremo, a Lei da Ficha Limpa não valeu nas eleições do ano passado. Apesar de ter sido o segundo colocado na disputa para o Senado, Jader Barbalho não foi diplomado com base nas regras de inelegibilidade que até então estavam em vigor. O primeiro-secretário do Senado, Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, explicou que a senadora Marinor Brito do PSOL do Pará terá um prazo para apresentar sua defesa, a exemplo do que ocorreu com os ex-senadores peemedebistas Gilvan Borges do Amapá e Wilson Santiago da Paraíba, que perderam as vagas para João Capiberibe do PSB e Cássio Cunha Lima, do PSDB.

(CÍCERO CUNHA LIMA) O que estamos fazendo na Mesa é cumprindo tudo aquilo que foi estabelecido pelo Supremo, a exemplo dos dois casos anteriores dos senadores Capiberibe e Cássio Cunha Lima. Estamos fazendo não o julgamento, mas cumprindo aquele que foi determinado.

(REPÓRTER) A senadora Marinor Brito vai pedir que o Senado aguarde uma conclusão dos recursos apresentados na Justiça Eleitoral antes de declarar a perda do mandato dela em função da decisão do Supremo.

(MARINOR BRITO) Ainda temos recursos tramitando no Pará e obviamente vamos solicitar que o Senado aguarde a conclusão desses recursos. E os tribunais só podem julgar estes recursos na volta do recesso. Se a Mesa Diretora vai atender a esse direito que tenho, não posso antecipar uma posição. Mas que vou reivindicar, eu vou. REP: A senadora Marinor Brito deverá apresentar sua defesa na quarta-feira dia 28, data da reunião da Mesa Diretora.
20/12/2011, 06h37 - ATUALIZADO EM 20/12/2011, 06h37
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00