Senadores elogiam decisão do governo que aumenta investimentos no setor — Rádio Senado

Senadores elogiam decisão do governo que aumenta investimentos no setor

LOC: A DECISÃO DO GOVERNO DE PRIVATIZAR OS AEROPORTOS DE BRASÍLIA, CAMPINAS E GUARULHOS FOI ELOGIADA NO SENADO. O LEILÃO DE CONCESSÃO DOS TERMINAIS SERÁ NO DIA SEIS DE FEVEREIRO DO PRÓXIMO ANO.

LOC: O OBJETIVO É PREPARAR O BRASIL PARA OS GRANDES EVENTOS INTERNACIONAIS PREVISTOS PARA ACONTECER NO PAÍS, COMO A COPA DO MUNDO EM 2014. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
 
(REPÓRTER) Os aeroportos brasileiros devem receber mais de 16 milhões de passageiros apenas neste mês de dezembro. Durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, a expectativa do governo é que aproximadamente 4 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros circulem pelo país para acompanhar os jogos. Para modernizar e ampliar a capacidade de atendimento nos terminais brasileiros, o governo anunciou a privatização dos aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos. O leilão de concessão está marcado para o dia seis de fevereiro de 2012, na bolsa de Valores de São Paulo. O lance mínimo é de cerca de três bilhões e meio de reais para Guarulhos, um bilhão e meio de reais para Campinas e quinhentos milhões de reais para Brasília. O objetivo é aumentar em até 15 milhões de passageiros a capacidade nos três terminais. Os senadores elogiaram a decisão do governo de permitir novos investimentos e mais competição no setor. O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, lamentou a atual situação dos aeroportos e defendeu a concessão e as parcerias com a iniciativa privada para a melhoria da infraestrutura aérea.
 
(ARMANDO MONTEIRO) Acredito que as parcerias público-privadas e as concessões seriam as formas mais eficientes e rápidas de se alavancarem os investimentos em infraestrutura, e o Brasil não pode perder mais essa oportunidade.
 
(REPÓRTER) O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, disse que a medida é fundamental para garantir mais conforto aos passageiros e poderia ter sido adotada há mais tempo.

(CYRO MIRANDA) Isso tem que ser privatizado, porque dá conforto, você tem estacionamento, você tem um shoppping center. Você vai ver a melhorar que vai dar estes três aeroportos vão ser uns exemplos, inclusive com os investimentos que eles têm que fazer.
 
(REPÓRTER) De acordo com as regras do leilão podem participar da disputa empresas nacionais e estrangeiras. Os prazos das concessões são de 30 anos para Campinas, 25 para Brasília e 20 anos para Guarulhos.
19/12/2011, 11h51 - ATUALIZADO EM 19/12/2011, 11h51
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00