Senado deve votar nesta terça proposta que prorroga a DRU — Rádio Senado

Senado deve votar nesta terça proposta que prorroga a DRU

LOC: O SENADO DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA, EM SEGUNDO TURNO, A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE PRORROGA A "DRU", A DESVINCULAÇÃO DAS RECEITAS DA UNIÃO.  

LOC: O MECANISMO DÁ FLEXIBILIDADE PARA O GOVERNO USAR, COMO QUISER, ATÉ VINTE POR CENTO DE SUAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS. REPORTER CELSO CAVALCANTI:  

(REPÓRTER) A prorrogação da DRU até 2015 é considerada prioritária pelo Palácio do Planalto. Por esse instrumento, o Executivo pode gastar livremente até 20% de todos os recursos federais, o que deve corresponder a 62 bilhões de reais em 2012. A matéria já foi votada em primeiro turno pelo Plenário do Senado no último dia 8, e sua aprovação definitiva é defendida pelos senadores da base governista, inclusive pelo presidente José Sarney, do PMDB do Amapá.

(JOSÉ SARNEY) Nós não podemos jamais deixar de ter esse instrumento nas mãos do nosso governo. Porque seria uma indicação ao mundo inteiro de que o Brasil tá realmente começando a afrouxar os controles fiscais rígidos que têm sido seguidos. Foi assim com o presidente Fernando Henrique, foi assim com o presidente Lula, está sendo assim com a presidente Dilma. 

(REPÓRTER) Parlamentares da oposição, porém, se manifestam contrários à prorrogação da DRU. O senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, lembra que o mecanismo foi criado na década de 90, quando o país convivia com a hiperinflação. Na avaliação do líder tucano, não faz sentido manter a desvinculação de receitas em tempos de economia estável.

(ALVARO DIAS) A DRU veio de um tempo em que a inflação impedia o planejamento. Hoje é diferente, depois do Plano Real uma realidade diferenciada. Adotar a desvinculação dos recursos da União é desorganizar a administração orçamentária. Eu poderia dizer que é consagrar a incompetência administrativa. 

(REPÓRTER) Apesar das críticas da oposição, o líder do governo, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, adiantou que já existe um entendimento para que a prorrogação da DRU seja colocada em votação, assim como outras matérias que estão na ordem do dia do Plenário.

(ROMERO JUCÁ) pelo acordo que nós fizemos nós votaremos a DRU na terça-feira, após a DRU nós votaremos essas matérias todas que estão pautadas. 

(REPÓRTER) A primeira sessão de discussão em segundo turno da PEC que prorroga a DRU aconteceu nesta sexta-feira. Na segunda os senadores voltam a discutir o assunto em Plenário, para que na terça-feira a matéria possa ser colocada em votação.
16/12/2011, 04h47 - ATUALIZADO EM 16/12/2011, 04h47
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00