Comissão discute proposta que garante vacinação gratuita contra HPV — Rádio Senado

Comissão discute proposta que garante vacinação gratuita contra HPV

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTIU COM ESPECIALISTAS, NESTA TERÇA-FEIRA, UMA PROPOSTA QUE GARANTE QUE AS MULHERES PODERÃO SER VACINADAS DE GRAÇA CONTRA O "HPV". 

LOC: O OBJETIVO É COMBATER O CÂNCER DO COLO DE ÚTERO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

(REPÓRTER): A proposta da senadora Vanessa Graziottin, do PC do B do Amazonas, garante às brasileiras entre 9 e 40 anos de idade a vacina gratuita, pelo Sistema Único de Saúde, contra o Papilomavírus Humano, mais conhecido como "HPV". A doença sexualmente transmissível é responsável por 90 por cento dos casos de câncer do colo do útero. Durante o debate na Comissão de Assuntos Sociais, o diretor do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Santini, disse que o país registra quase 20 mil novos diagnósticos por ano, com a morte de cinco mil vítimas anualmente. Luiz Santini explicou que o câncer de colo do útero é o segundo que mais mata as mulheres no país, mas a doença pode ser evitada e tratada.

(REPÓRTER): Os especialistas argumentaram que a vacina contra o HPV é segura e pode reduzir em até 90 por cento as novas infecções. Mas alertaram que a imunização é mais eficiente nas jovens até 24 anos, pois o pico da infecção é na adolescência, no início da vida sexual das meninas. O representante do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que a Organização Mundial da Saúde recomenda a primeira dose entre nove e treze anos. E disse que a proposta em debate representaria um custo de 3 bilhões e meio de reais, mais do que o dobro do que o país gasta com as atuais campanhas de vacinação. 

(JARBAS BARBOSA)...

(REPÓRTER): A relatora, senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, sinalizou que a prioridade deve ser dada às meninas mais jovens que ainda não tiveram relações sexuais. 

(SENADORA MARTA SUPLICY) A senadora está propondo entre 9 e 40 anos. Isto eu já vi que não dá....

(REPÓRTER) A proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e deve ser votada pela Comissão de Assuntos Sociais.
13/12/2011, 00h58 - ATUALIZADO EM 13/12/2011, 00h58
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00