Collor propõe redução do número de comissões da Casa — Rádio Senado

Collor propõe redução do número de comissões da Casa

LOC: O SENADOR FERNANDO COLLOR, DO PTB DE ALAGOAS, PROPÔS UMA REFORMA NO FUNCIONAMENTO DO SENADO, CENTRADA NA DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE COMISSÕES.

LOC: O OBJETIVO É RESGATAR O PAPEL INSTITUCIONAL DO PARLAMENTO. SAIBA TUDO NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

(Repórter) O senador e ex-presidente da República Fernando Collor do PTB de Alagoas quer que o Senado passe o ano de 2012 trabalhando em uma ampla reforma que altere a maneira como a Casa vem funcionando. A finalidade é a resgatar o papel institucional do parlamento na manutenção e no aperfeiçoamento da democracia. Collor vem reclamando do que considera um excesso de Comissões e Subcomissões, com freqüentes reuniões acontecendo ao mesmo tempo e concentradas entre terça e quinta-feira. Collor quer reduzir o número das Comissões de onze para seis, e propõe também que cada comissão tenha no máximo três subcomissões. E pela proposta, as Comissões não poderiam se reunir ao mesmo tempo. Collor explica que sua intenção é melhorar o funcionamento do Senado. 

(Fernando Collor) São sugestões feitas com o intuito de fortalecer os trabalhos legislativos e dar uma melhor resposta à sociedade, mais racional. 

(Repórter) Collor propõe que as mudanças sejam implantadas a partir de 2013, após a aprovação de um projeto consensual, e acredita que outros temas, como a regulamentação do lobby, o poder dos líderes partidários e a elaboração e análise das propostas orçamentárias, precisam ser enfrentados. A proposta de Collor teve apoio em plenário. É o caso do senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal. 

(Cristovam Buarque) Tem que ficar segunda a sexta aqui, não todo o tempo porque a gente tem que falar com a base, mas pelo menos 1 ou 2 semanas por mês o trabalho ser de segunda a sexta. Nós estamos perdendo este sentimento de responsabilidade, hoje nós não estamos funcionando bem. 

(Repórter) Wellington Dias do PT do Piauí reclamou do grande número de Comissões e Subcomissões. 

(Wellington Dias) Eu vou além. Eu acho que provavelmente neste instante esta coisa de arranjar um carguinho aqui um carguinho acolá está prevalecendo em relação ao funcionamento adequado do Parlamento.

(Repórter) E também os senadores Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul e Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul manifestaram apoio à idéia de Fernando Collor.
09/12/2011, 11h54 - ATUALIZADO EM 09/12/2011, 11h54
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00