Subcomissão sobre dependentes químicos aprova relatório final — Rádio Senado

Subcomissão sobre dependentes químicos aprova relatório final

LOC: A SUBCOMISSÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS SOBRE DEPENDENTES QUÍMICOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTROS APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O SEU RELATÓRIO FINAL.
 
LOC: O TEXTO INCLUI UMA SÉRIE DE PROPOTAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DROGAS NO PAÍS, E SERÁ ENCAMINHADO À PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNADORES, PREFEITOS E MINISTÉRIO PÚBLICO. REPORTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) O relatório final da subcomissão temporária, apresentado pela senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, traz sugestões de iniciativas e políticas nas áreas de prevenção, reinserção social, segurança pública e saúde. O texto será encaminhado para conhecimento da presidente Dilma Roussef e dos ministros da Saúde, Educação, Trabalho, Justiça e Assistência Social, bem como aos governadores de estado, prefeitos, além do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil. De acordo com o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso, a ideia é que o documento contribua para a formulação de políticas públicas no setor.

(WALDEMIR MOKA) Isso será muito aproveitado como uma contribuição, afinal de contas nós ouvimos muita gente aqui, gente com experiência, com capacidade.
 
(REPÓRTER) A subcomissão sobre dependentes químicos também propôs a criação de uma comissão de deputados e senadores com o objetivo de agilizar a votação de matérias sobre o tema, como explicou a senadora Ana Amélia.
 
(ANA AMÉLIA) Uma comissão especial mista, destinada a estudar todas as proposições que estão em tramitação nas duas casas legislativas, relacionadas à dependência química, com a tarefa de selecionar as melhores proposições e dar celeridade na tramitação no Congresso Nacional.
 
(REPÓRTER) Em seu relatório, a subcomissão do Senado sobre dependentes químicos também sugeriu dar status de ministério à Secretaria Nacional Antidrogas, que passaria a atuar diretamente vinculada à Presidência da República, e não mais ao Ministério da Justiça como é atualmente. Segundo o presidente da Subcomissão, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, essa seria uma forma de garantir maior poder à atuação do órgão.
06/12/2011, 05h51 - ATUALIZADO EM 06/12/2011, 05h51
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00