Comissão aprova projeto que cria empresa pública para pesquisas nos biomas — Rádio Senado

Comissão aprova projeto que cria empresa pública para pesquisas nos biomas

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE CRIA A EMPRESA PÚBLICA PARA PESQUISAS NOS BIOMAS BRASILEIROS.
 
LOC: A BIOBRAS IRÁ COMBATER A BIOPIRATARIA E MONOPOLIZAR AS PATENTES AMBIENTAIS. REPORTAGEM DE GEOVANA MARTINS:
 
(REPÓRTER) A Comissão aprovou o projeto que autoriza a criação da empresa Biobrás, que terá a prerrogativa de gerir pesquisas nos ecossistemas do país e também monopolizar as patentes de novos produtos descobertos a partir da flora e fauna existente em seus territórios. Para o relator do projeto, o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, ter uma empresa para administrar a biodiversidade e combater a pirataria ambiental é necessário para o Brasil.

(EDUARDO BRAGA) Nós precisamos ter uma área mais ágil, mais dinâmica com relação a questão ao combate à biopirataria. E o entendimento claro do que é que a atividade científica, tecnológica, econômica na biodiversidade. E o que é biopirataria, o que é crime, que é efetivamente um roubo ao patrimônio do povo brasileiro.

(REPÓRTER) A Biobrás será vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e terá sede em Brasília. A Comissão de Meio Ambiente também aprovou dois requerimentos para audiências públicas. Um de convite ao vice-presidente de Finanças da Caixa Econômica para prestar esclarecimentos sobre a tentativa de atraso do dinheiro do banco PanAmericano. E outro para o sindicalista de São Paulo, Irmar Silva Batista para esclarecimento sobre denúncias no Ministério do Trabalho e Emprego.
06/12/2011, 00h47 - ATUALIZADO EM 06/12/2011, 00h47
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00