Sarney apoia construção do Centro Nacional de Cultura Negra — Rádio Senado

Sarney apoia construção do Centro Nacional de Cultura Negra

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, RECEBEU NESTA QUARTA-FEIRA O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES, ELOI FERREIRA DE ARAÚJO, E MANIFESTOU APOIO À CONSTRUÇÃO DA SEDE DA ENTIDADE EM BRASÍLIA. 

LOC: SARNEY TAMBÉM CONHECEU DETALHES DO PLANO BRASIL CRIATIVO, QUE DEVERÁ SER LANÇADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA NO ANO QUE VEM. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): O Centro Nacional da Cultura Negra já tem projeto arquitetônico pronto e o terreno foi doado pelo governo do Distrito Federal em 1998. O edifício também abrigaria a sede da Fundação Cultural Palmares, que deseja ver a obra concluída até a Copa do Mundo, em 2014. Mas falta o dinheiro para construção do edifício, que ficaria no Setor de Clubes Norte, em Brasília, nas margens do Lago Paranoá. Eloi Ferreira de Araújo disse que já há previsão orçamentária de um milhão de reais para a Fundação Palmares para o ano que vem. Mas o custo total da obra deverá ficar em torno de 50 milhões de Reais. 

(ELOI FERREIRA): Será o primeiro equipamento do estado brasileiro que tem a natureza de preservação da memória africana, da memória dos escravos, dos descendentes de escravos, algo como o registro da formação, da identidade nacional brasileira, com a contribuição dos negros e negras que chegaram aqui, nas condições de escravizados em África e aqui trabalharam na construção do estado e de formação de toda a nação brasileira..., e o presidente do Senado ficou animado com essa iniciativa porque ele é entusiasta da cultura afro-brasileira, da cultura negra.

(REPÓRTER): O presidente do Senado, José Sarney também recebeu na manhã desta quarta-feira a secretária de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Cláudia Sousa Leitão. Ela informou que o Ministério pretende lançar no ínício de 2012 o Plano Brasil Criativo, que envolverá 10 ministérios visando promover uma visão empreendedora e sustentável da cultura no País. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, TAMBÉM RECEBEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, VISITA DE CORTESIA DO GOVERNADOR ANDRÉ PUCCINELLI, DO MATO GROSSO DO SUL.
30/11/2011, 01h02 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 01h02
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00