Atendimento aos usuários de drogas deve ser reconhecido e ampliado — Rádio Senado

Atendimento aos usuários de drogas deve ser reconhecido e ampliado

LOC: O RELATÓRIO FINAL DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE POLÍTICAS SOCIAIS SOBRE DEPENDENTES QUÍMICOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS SERÁ LIDO NESTA QUARTA-FEIRA PELA MANHÃ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. 

LOC:. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE CONVERSOU COM A RELATORA, SENADORA ANA AMÉLIA, E TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER): A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, deve ler na próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais o relatório final da subcomissão temporária de senadores que estudou políticas públicas em favor de dependentes químicos de álcool, crack e outras drogas. A senadora gaúcha afirmou que o relatório contém três propostas principais. A primeira delas é reconhecer oficialmente e ampliar o atendimento aos usuários de drogas, principalmente de crack, pelas comunidades terapêuticas. A senadora explica em que consiste. 

(ANA AMÉLIA): Uma intensificação do apoio orçamentário para as chamadas comunidades terapêuticas que hoje respondem por 80% das internações. 

(REPÓRTER): A senadora Ana Amélia informou que a segunda medida é o aumento da rede oficial de assistência, os CAPS-AD – Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas, e ampliação de seu horário de funcionamento.

(ANA AMÉLIA): Como reconheceu a própria presidente Dilma Rousseff, esses CAPs atendem até as 18 horas. É exatamente na hora mais crítica, é a noite, quando os dependentes estão sob o efeito dessa droga e precisam de um atendimento.

(REPÓRTER): Hoje há 258 CAPS-AD em todo o país, número considerado insuficiente para atender sequer o estado de São Paulo. A terceira recomendação é que a Secretaria Nacional Anti-Drogas, que é subordinada ao Ministério da Justiça, retorne para a Presidência da República.

(ANA AMÉLIA): Porque precisa de um trato institucional político e também administrativo de maior relevância. Pra que ele possa fazer a transversalidade dessas ações.

(REPÓRTER): O penúltimo compromisso da subcomissão está marcado para esta terça-feira, às duas da tarde. Quatro parlamentares que viajaram à Europa para conhecer estratégias de combate às drogas falarão sobre as políticas da Inglaterra, da Holanda, da Suécia e de Portugal nessa área e somente aí o relatório será fechado. A reunião de leitura do relatório está prevista para as 9 da manhã de quarta-feira.
28/11/2011, 04h32 - ATUALIZADO EM 28/11/2011, 04h32
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00