Senador quer que Frente verifique situação dos Guarani-Kaiowá — Rádio Senado

Senador quer que Frente verifique situação dos Guarani-Kaiowá

LOC: SENADOR VAI PROPOR CRIAÇÃO DE COMISSÃO ESPECIAL NO SENADO PARA VERIFICAR SITUAÇÃO DOS ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ, VÍTIMAS DE UMA SÉRIE DE ASSASSINATOS NESTE ANO NO MATO GROSSO DO SUL.  

LOC: WELLLINGTON DIAS, DO PT DO PIAUÍ, FAZ PARTE DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS, QUE FOI RELANÇADA NESTA SEMANA. A REPORTAGEM É DE NILO BAIRROS: 

A primeira ação da frente parlamentar será uma visita, na próxima sexta, dia dois dezembro, ao acampamento em que foi morto o cacique Nísio Gomes, no Mato Grosso do Sul. Ele foi o vigésimo oitavo guarani kaiowá assassinado em 2011 no estado, numa série de crimes que pode levar o país a sofrer sanções das Nações Unidas por violação dos direitos humanos O clima de tensão no sul do estado se arrasta há vários anos, desde que terras pertencentes à União e que seriam da reserva indígena foram repassadas pelo governo estadual a produtores rurais. Algumas das ações para demarcação de terras indígenas se arrastam há 30 anos. Como, juridicamente, a situação não se resolve, alguns acampamentos se transformaram em campos de concentração indígena. Em Dourados, no sul do estado, estão acampados 15 mil índios em apenas três mil e 500 hectares, uma situação de explosão demográfica, segundo parlamentares e estudiosos. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, que também é descendente de índios, defende a criação de comissão especial no Senado para acompanhar a investigação sobre os assassinatos no Mato Grosso do Sul. O senador admite que o Brasil avançou nesse assunto, especialmente na demarcação das terras. Mas deixa claro que a situação dos índios continua dramática.

(WELLINGTON DIAS) É onde temos a maior mortalidade infantil, a menor média de expectativa de vida, a mais baixa renda, enfim, o maior indicado de desnutrição, em todos os itens que a gente analisar, e ainda esse da violência. Então eu creio que o trabalho dessa Frente Parlamentar mista, da comissão especial que teremos que criar na Câmara e no Senado, vai nos permitir colocar na pauta o mais desafiador problema do Brasil: cuidar dos povos das origens.

(REPÓRTER) Para resolver o problema dos guarani-kaiowá do Mato Grosso do Sul, encontra-se em análise uma proposta que cria um fundo estadual para indenizar proprietários e restabelecer a reserva indígena. Pelo projeto, a União depositaria o dinheiro das indenizações e o próprio governo estadual negociaria com os fazendeiros a saída das terras.
25/11/2011, 06h39 - ATUALIZADO EM 25/11/2011, 06h39
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00