Especialistas defendem meditação transcendental nas escolas públicas — Rádio Senado

Especialistas defendem meditação transcendental nas escolas públicas

LOC: CRIANÇAS MAIS CALMAS, CRIATIVAS E AMOROSAS E, ALÉM DISSO, COM MELHORES NOTAS EM SALAS DE AULA. 

LOC: A CHAVE PARA ISSO, SEGUNDO ESPECIALISTAS OUVIDOS EM SEMINÁRIO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO, É A MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL. O REPÓRTER NILO BAIRROS FOI CONFERIR:  

(RÉPÓRTER): Ainda não existe um projeto nacional para introduzir a meditação nas salas de aula das escolas públicas, mas deputados e senadores da Frente Parlamentar estão numa luta para conscientizar os governantes sobre os benefícios da meditação. O meio científico já comprovou que o cérebro de quem medita é diferente, tem as estruturas envolvidas no processamento das emoções, o tálamo e o hipocampo, maiores que o normal. A ciência também já identificou, por meio de experiências, que essa prática traz alívio para doentes de câncer e Alzheimer, por exemplo. O próprio Sistema Único de Saúde tem utilizado a técnica para reduzir o sofrimento de pessoas com essas doenças. Mas na educação os experimentos são mais recentes. No Rio de Janeiro, a Fundação David Lynch, criada pelo cineasta norte-americano, toca um projeto com alunos da rede pública que tem ajudado a aumentar a concentração e a criatividade dos estudantes. O relato foi dado pelo representante da entidade no Brasil, o espanhol Joan Roura. E o próprio David Lynch participou do seminário da Frente Parlamentar da Educação, só que por meio de videoconferência. O cineasta, que medita desde 1973, recomendou a adoção dessa prática nas escolas de todo o Brasil e argumentou que ela contribui para reduzir a violência e tornar as crianças mais criativas. A estudante Thaís Betá, de Brasília, tem 16 anos e pratica meditação há cinco. Ela acompanhou o seminário e confirmou as palavras de David Lynch.

(THAÍS): Aumentou a concentração, a clareza mental, o aprendizado é muito mais rápido, você consegue pegar as coisas com mais facilidade, você capta melhor, a natureza realmente está trabalhando a seu favor. As coisas vão andando de maneira mais fácil e mais prazerosa. A meditação é tão pequenininha, são 20 minutos, duas vezes ao dia.

(REPÓRTER): Outro participante do seminário, o diretor de expansão da Maharishi Free School da Inglaterra, Richard Scott, contou que na sua escola as crianças começam a aprender meditação aos quatro anos, por meio de brincadeiras. O coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Alex Canziani, prometeu um estudo para ajudar prefeitos e governadores que queiram entender melhor o sistema e implantar a prática da meditação nas escolas públicas brasileiras. 
22/11/2011, 06h52 - ATUALIZADO EM 22/11/2011, 06h52
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00