Comissão prioriza recursos para educação básica — Rádio Senado

Comissão prioriza recursos para educação básica

LOC: OS RECURSOS DA EDUCAÇÃO DEVEM SER VOLTADOS PARA O ENSINO BÁSICO NO ANO QUE VEM.

LOC: É ESSE O OBJETIVO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, QUE APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA QUATRO EMENDAS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(REPÓRTER): Sem educação de base, não há como ter uma boa educação tecnológica ou superior. Foi esse o argumento do relator das emendas da Comissão de Educação do Senado ao Orçamento-Geral da União para 2012, Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Das quatro emendas que a comissão pode apresentar, duas vão para o ensino básico, que une educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. E a maior parte dos recursos, de acordo com Cristovam, deve atender ao ensino infantil, que vai até os cinco anos de idade.

(CRISTOVAM BUARQUE): Acreditamos firmemente que o maior problema da educação brasileira é a má qualidade da educação básica pública. Não já como ter ensino profissional e superior sem resolver primeiro a questão da educação básica. Assim, optamos por reforçar os recursos destinados à implantação de escolas para educação infantil, proposta do senador Flexa Ribeiro, no valor de 3,5 bilhões. Com isso, será possível ampliar mais rapidamente a oferta de vagas para crianças até cinco anos, pois, como se sabe, há uma enorme carência de vagas para esse segmento. 

(REPÓRTER): O autor da emenda, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, elogiou a decisão do relator de favorecer a primeira fase da formação dos estudantes.

(FLEXA RIBEIRO): Privilegiar a educação infantil e a educação básica. Nós precisamos realmente formar as gerações que estão vindo, está chegando. Nós precisamos preparar o Brasil do amanhã. 

(REPÓRTER): Outra emenda voltada para a Educação destina um bilhão e meio de reais para a infraestrutura da educação básica. Os senadores aprovaram ainda a destinação de 300 milhões de reais para o Ministério do Esporte investir em programas de esporte, de esporte educacional e de esporte e lazer; e 500 milhões de reais para o Ministério da Cultura aplicar em fomento e promoção a projetos de arte e cultura. 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ATENDEU A PEDIDOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA E REVIU SUA POSIÇÃO SOBRE PROJETO QUE PERMITIRIA A PESSOAS SEM PÓS-GRADUAÇÃO DAR AULAS EM UNIVERSIDADES, NAS ÁREAS TÉCNICAS E DE INFRAESTRUTURA. A PROPOSTA, QUE HAVIA SIDO APROVADA EM JUNHO, AGORA SERÁ ARQUIVADA.
22/11/2011, 01h04 - ATUALIZADO EM 22/11/2011, 01h04
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00