Congresso realiza cerimônia em homenagem ao Dia da Bandeira — Rádio Senado

Congresso realiza cerimônia em homenagem ao Dia da Bandeira

LOC: ESTUDANTES E TURISTAS PRESTIGIAM CERIMÔNIA NO CONGRESSO NACIONAL EM HOMENAGEM AO DIA DA BANDEIRA. 

LOC: E SENADORES DEFENDEM MEDIDAS PARA ESTIMULAR O BRASILEIRO A SE APROXIMAR MAIS DE UM DOS MAIORES SÍMBOLOS NACIONAIS, O PAVILHÃO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Cerca de 200 pessoas, entre estudantes e turistas, acompanharam a cerimônia em homenagem ao Dia da Bandeira. Antes do modelo atual nas cores verde, azul e amarelo, com a inscrição Ordem e Progresso, a bandeira brasileira teve onze versões, a maioria com os brasões de Portugal. Presente à solenidade, o estudante da quinta série, Eder Oliveira de 11 anos, de Ceilândia, no Distrito Federal, fez uma declaração de amor à bandeira e ao hino nacional.

(EDER) A bandeira significa para mim o nosso país, o símbolo do nosso país. O símbolo do nosso país é uma das coisas mais importantes que a gente tem.

(REPÓRTER): O primeiro colocado no quarto concurso de redação do Senado, Mateus Faria, de Minas Gerais, ressaltou a emoção de hastear a bandeira no Congresso Nacional.

(MATEUS) O projeto foi legal. Mas a parte para fechar com grande finale foi participar do Dia da Bandeira. Foi muito emocionante. O patriotismo foi lá em cima.

(REPÓRTER) : A servidora Pública Carolina Panzolini fez questão de trazer o filho, Marcelo de 4 anos.

(CAROLINA): Acho que é importante trazer as crianças para terem esse entendimento cívico e essa consciência. Acho que é bem bacana.
 
(REPÓRTER): O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, representou o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá. Ele lembrou o tempo em que todos os estudantes reverenciavam a bandeira em suas escolas e cantavam o hino nacional uma vez por semana no chamado momento cívico. Para retomar o patriotismo do brasileiro, Cristovam Buarque apresentou um projeto que está em análise pelo Senado.

(CRISTOVAM): Todo jogo de futebol oficial, teremos que hastear a Bandeira e cantar o Hino Brasileiro.

(REPÓRTER): O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, espera que o ato cívico de hasteamento da bandeira se desvincule do período da Ditadura Militar.

(MARCO MAIA): O culto aos símbolos estava muito vinculado ao militar, ao cívico. Neste processo de transição democrática me parece que perdemos um pouco esse sentimento e solenidade em torno dos nossos símbolos e especialmente da nossa bandeira. Mas acho que começamos a recuperar isso quando o Brasil começa a se destacar no mundo.

(REPÓRTER): Já o senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso cobrou da classe política uma declaração de amor à bandeira.

(PEDRO TAQUES): Pátria significa terra que amamos, terra do pai. Temos que consolidar no cidadão este sentimento de defesa da Nação brasileira. Agora nós políticos temos que dar o exemplo de ética na política, de honestidade na política. Se não, de nada vale.

(REPÓRTER): Além dos senadores Cristovam Buarque e Pedro Taques, também participaram da cerimônia os senadores Gim Argello do PTB do Distrito Federal e Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia. Representantes das Forças Armadas e do Colégio Militar de Brasília também prestigiaram o evento.
19/11/2011, 00h56 - ATUALIZADO EM 19/11/2011, 00h56
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00