Projeto obriga a divulgação da descoberta de lençóis freáticos por petrolíferas — Rádio Senado

Projeto obriga a divulgação da descoberta de lençóis freáticos por petrolíferas

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PODE VOTAR NA QUARTA-FEIRA PROJETO QUE OBRIGA A DIVULGAÇÃO DA DESCOBERTA DE ÁGUA NO SUBSOLO POR EMPRESAS QUE PERFURAM POÇOS EM BUSCA DE PETRÓLEO. 

LOC: A COMUNICAÇÃO SERIA FEITA PELA ANP - AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, À ANA - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): Muitas vezes uma empresa perfura o solo em busca de petróleo mas não encontra nenhuma jazida que justifique o investimento comercial. Mas, em alguns desses poços jorra água. A ideia do projeto de lei, apresentado há dois anos pela então senadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, hoje governadora do estado, é aproveitar os poços perfurados e entregá-los à comunidade. Para isso, ela propõe que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis comunique a Agência Nacional de Águas sempre que for encontrado um lençol freático nas perfurações em busca de petróleo. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, elogiou o projeto na Comissão de Infraestrutura.

(INÁCIO ARRUDA): Trata-Se de poços perfurados pela Petrobras que não alcançaram a viabilidade comercial em termos de gás e óleo mas são muito fortes e potentes em termos de água. O RN, parte do CE, SE, BA, PE, AL, têm milhares desses poços e eles precisam ser entregues à comunidade.

(REPÓRTER): De acordo com a autora do projeto, entregar os poços ao poder público acabaria saindo mais barato do que tampá-los. Se Aprovado na Comissão de Infraestrutura, segue para votação na Câmara dos Deputados.
18/11/2011, 00h31 - ATUALIZADO EM 18/11/2011, 00h31
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00