Parlamentares uruguaios e brasileiros discutem novo regimento do Parlasul — Rádio Senado

Parlamentares uruguaios e brasileiros discutem novo regimento do Parlasul

LOC: "AJEITAR A CARGA NO ANDAR DO CAMINHÃO", ASSIM O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, PROPÔS UM MECANISMO DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DO PARLASUL, COMO FORMA DE ASSEGURAR A VOLTA DOS TRABALHOS DO PARLAMENTO REGIONAL. 

LOC: PARLAMENTARES URUGUAIOS PARTICIPARAM DE REUNIÃO NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO REPRESENTATIVA BRASILEIRA NO PARLASUL, QUE BUSCA UM ACORDO SOBRE O NOVO REGIMENTO INTERNO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): O novo regimento do Parlasul deverá ser apresentado no próximo dia 29, na primeira reunião do Parlamento deste ano, em Montevideu. Definir novas regras para funcionamento do parlamento regional é considerado essencial desde que foi alterada a composição do bloco. A partir deste ano, o Brasil passou a ter direito a 37 parlamentares, a Argentina 26, enquanto Uruguai e Paraguai continuaram com 18. Os países menores, que serão minoria, temem perder soberania. Por isso, apresentaram propostas no novo regimento que garantem mais equilíbrio de poder. Foi o que afirmou o deputado Javier Ibarra, na reunião desta quinta-feira. 

(DEPUTADO URUGUAIO JAVIER IBARRA): neste momento para a delegação do Uruguai o principal é proteger e salvaguadar os direitos dos países minoritários, Paraguai e Uruguai. 

(REPÓRTER): As mudanças propostas pelos uruguaios não agradaram totalmente a representação brasileira, que teme um engessamento do Parlasul. O presidente da representação brasileira, senador Roberto Requião, propôs que haja um mecanismo que permita a alteração do regimento no futuro.

(SENADOR ROBERTO REQUIÃO): precisamos instalar o Parlasul e criar um mecanismo que possibilitasse posteriormente adaptações, ou seja se ajeita a carga no andar do caminhão, vamos muito possivelmente cometer alguns erros nessa formulação inicial e temos que nos dar a oportunidade de corrigi-lo se necessário. 

(REPÓRTER): Requião diz que este é um momento excepcional para reforçar o Parlasul. 

(SENADOR ROBERTO REQUIÃO): a crise pesada que abate a Europa inverteu o processo migratório do Brasil....há um desejo enorme de ocupar os espaços de mercado que nossos países podem oferecer, com acordos bilaterais, o que não seria bom para uma proposta de Mercosul e para a estabilidade econômica de nossos países. 

(REPÓRTER): No dia 29, o Uruguai vai assumir a presidência rotativa do Parlasul, por isso, foi encarregado de conduzir as alterações no novo regimento.
17/11/2011, 00h45 - ATUALIZADO EM 17/11/2011, 00h45
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00