Carlos Lupi vem ao Senado nesta quinta-feira prestar esclarecimentos — Rádio Senado

Carlos Lupi vem ao Senado nesta quinta-feira prestar esclarecimentos

LOC: O MINISTRO DO TRABALHO, CARLOS LUPI, VEM AO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA, ÀS 9 E MEIA DA MANHÃ, PARA FALAR SOBRE DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES EM SUA PASTA.

LOC: O REQUERIMENTO PARA A VINDA DO MINISTRO FOI APRESENTADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PELOS SENADORES ALVARO DIAS, DO PSDB DO PARANÁ, E ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): O convite para que o ministro Carlos Lupi venha à Comissão de Assuntos Sociais foi aprovado com o apoio da base governista. A assessoria do Ministério do Trabalho já confirmou a vinda do ministro ao Senado nesta quinta-feira. O senador Álvaro Dias disse que o PSDB já protocolou duas representações no Ministério Público Federal pedindo investigação sobre denúncias publicadas pela imprensa sobre corrupção em programas do Ministério do Trabalho. Mas destacou que é interesse do próprio ministro esclarecer os fatos. Álvaro Dias ressaltou que surgiram evidências graves, como imagens do ministro utilizando avião que teria sido providenciado por Adair Meira, presidente de uma ONG que tem convênio com o Ministério do Trabalho. Em depoimento na Câmara dos Deputados, Lupi negou conhecer Adair e disse nunca ter viajado no avião em pré-campanha eleitoral do PDT no Maranhão. Para o senador paranaense, o ministro do Trabalho faltou com a verdade em depoimento na Câmara dos Deputados.

(ALVARO DIAS): tivemos a utilização de um avião com o dna de um proprietário de ong, houve o desmentido do ministro diante dos deputados e posteriormente se comprovou que o ministro realmente utilizou-se do avião com a presença do empresário de nome Adair...há comprovação portanto de que houve da parte do ministro quebra de decoro ao faltar com a verdade aos deputados. Isso configura crime de responsabilidade.

(REPÓRTER): Alvaro Dias citou também denúncias de sindicalistas sobre pagamento de propinas para obtenção de convênios com o Ministério do Trabalho. Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou que a Comissão de Assuntos Sociais é o local adequado para o ministro apresentar os esclarecimentos necessários.

(ANA AMÉLIA): foram se avolumando as denúncias de irregularidades no âmbito do ministério do trabalho, e também essa controvérsia de declarações do ministro que não se confirmam com a realidade.

(REPÓRTER): O requerimento para a audiência com o ministro Carlos Lupi foi assinado também pelas senadoras Ana Rita, do PT do Espírito Santo, e Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas.
16/11/2011, 00h11 - ATUALIZADO EM 16/11/2011, 00h11
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00