Estudantes de ensino a distância denunciam preconceito do Conselho de Serviço Social — Rádio Senado

Estudantes de ensino a distância denunciam preconceito do Conselho de Serviço Social

LOC: ESTUDANTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE SERVIÇO SOCIAL SÃO VÍTIMAS DE PRECONCEITO POR PARTE DO CONSELHO QUE REÚNE OS PROFISSIONAIS DA ÁREA. 

LOC: A DENÚNCIA FOI FEITA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA MANHÃ DESTA QUARTA- FEIRA. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.  

(REPÓRTER): Estudantes do curso de serviço social do ensino à distância relataram, em audiência pública, que o Conselho Federal de Serviço Social fez uma campanha entre os profissionais para que não participem da supervisão de estágio ou tutoria dos alunos. A representante do Conselho, Ester Luiza de Souza Lemos, explicou que o órgão acredita que o curso a distância não oferece formação de qualidade. 

(ESTER LEMOS): Essa expansão não garante acesso democrático ao ensino e tampouco assegura sua qualidade. Nossa tarefa é cobrar do estado o acesso ao ensino presencial para todos e a garantia de qualidade dessa oferta.

(REPÓRTER): A conselheira ainda denunciou que o avanço do ensino a distância só atende aos interesses dos empresários do setor da educação privada. Já Ricardo Horz, da Associação dos Estudantes do Ensino a Distância, relatou diversos casos em que a oferta de vagas de estágio e emprego são restritas aos estudantes de cursos presenciais. Para o estudante, a prática é discriminatória. 

(RICARDO HORZ): é o impedimento da realização do sonho de milhares de brasileiros, mais de 70 mil só pra ficarmos restritos ao serviço social que assim como eu vieram de famílias humildes.

(REPÓRTER): O especialista em educação João Vianney explicou que a afirmação do Conselho Federal sobre a qualidade do ensino à distância não tem respaldo científico.

(JOÃO VIANNEY): Não procede uma assertiva que a educação a distancia fornece uma formação inferior, não tem base cientifica para essa afirmação. 

(REPÓRTER): De acordo com o especialista, pesquisas internacionais demonstram que o aluno do curso a distância está mais habituado a leitura e à rotina de estudos do que o aluno dos cursos presenciais. O senador Paulo Bauer, autor do requerimento para a audiência publica, afirmou que a comissão vai avaliar as denúncias.

(PAULO BAUER):  Vou pedir que os mecanismos adequados do senado avaliem os mecanismos adequados, porque os dados apresentados aqui são de alta gravidade. 

(REPÓRTER): O representante do Ministério da Educação, Helio Chaves Filho, da divisão de educação a distância, relatou que o ministério já buscou sugestões do Conselho Federal de Serviço Social sobre a estruturação dos cursos de EAD, mas o conselho se recusou a enviar suas contribuições. Da Rádio senado.... 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU AINDA O RELATÓRIO DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE COM AS SUGESTÕES PARA PLANO PLURIANUAL DO ORÇAMENTO, O PPA. 

LOC: ENTRE AS EMENDAS APROVADAS ESTÁ O AUMENTO DE DESPESAS PARA A CRIAÇÃO DE PRAÇAS E ESPAÇOS PARA A JUVENTUDE E A AMPLIAÇÃO DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO PARA ATÉ DEZ POR CENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO.
09/11/2011, 01h12 - ATUALIZADO EM 09/11/2011, 01h12
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00