Comissão aprova relatório preliminar do Plano Plurianual — Rádio Senado

Comissão aprova relatório preliminar do Plano Plurianual

LOC: A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO APROVOU O RELATÓRIO PRELIMINAR DO PLANO PLURIANUAL PARA OS ANOS DE 2012 A 2015.

LOC: A OPOSIÇÃO CONSEGUIU MUDAR REGRAS PARA DESTINAR RECURSOS PARA PROGRAMAS E PROJETOS QUE NÃO SEJAM DO GOVERNO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE HÉRIA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): Os integrantes da Comissão Mista de Orçamento têm até o dia 12 deste mês para apresentar sugestões de mudanças ao Plano Plurianual 2012-2015, que trata dos investimentos do governo federal para os próximos quatro anos. O colegiado já aprovou o relatório preliminar do senador Walter Pinheiro do PT da Bahia. A oposição conseguiu mudar o projeto original para permitir que os parlamentares possam destinar recursos para obras, projetos e programas que não sejam considerados prioritários do governo federal. O deputado Cláudio Cajado do Democratas da Bahia ponderou que essa liberdade vai permitir a reserva de dinheiro no Orçamento Geral da União .
(CLÁUDIO CAJADO): Nós deputados de oposição não podemos ficar à margem de fazermos o que o governo quer. Nós pensamos diferente e achamos que há políticas públicas que devem ser corrigidas. Achamos que há iniciativas de novos programas a serem apresentados. Isso conseguimos assegurar com a emenda que apresentamos.
(REPÓRTER): Por outro lado, o senador Walter Pinheiro negou que o Plano Plurianual estivesse engessado. Ele lembrou que o PPA está dividido em quatro áreas: social, infraestrutura, desenvolvimento produtivo e ambiental, e temas especiais.
(WALTER PINHEIRO): Os parlamentares vão trabalhar no remanejamento dos valores de referência dentre os programas apresentados. O que demonstra claramente que não só o PPA é extremamente flexível como o PPA veio para dialogar com o Congresso Nacional e com a sociedade civil entendendo o que é a programação para as despesas dos próximos 4 anos e os investimentos de 2012 a 2015.
(REPÓRTER): O Plano Plurianual deverá ser votado pela Comissão Mista de Orçamento até o dia 12 de dezembro para ser apreciado pelo Plenário do Congresso Nacional.
04/11/2011, 11h47 - ATUALIZADO EM 04/11/2011, 11h47
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00