Seminário internacional debaterá uso racional da água na próxima semana — Rádio Senado

Seminário internacional debaterá uso racional da água na próxima semana

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE PROMOVE NA PRÓXIMA SEMANA UM SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA DEBATER O USO RACIONAL DA ÁGUA. 

LOC: O PRESIDENTE DA CMA, SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG, DESTACOU QUE O ENCONTRO OCORRE NO MOMENTO EM QUE O SENADO DISCUTE, NO ÂMBITO DO CÓDIGO FLORESTAL, A PRESERVAÇÃO DE MATAS CILIARES. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER): O nome é complicado: “Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes”. Mas o tema central pode ser resumido numa frase: como preservar os recursos hídricos e garantir o fornecimento de água de boa qualidade para as futuras gerações. Entre os dias 9 e 11 de novembro, especialistas do Brasil e do exterior vão discutir o assunto. O encontro é promovido pela Comissão de Meio Ambiente, a CMA, e o primeiro dia de debates vai acontecer no Auditório Petrônio Portella, no Senado. O Museu da República, também em Brasília, vai sediar o restante da programação. Presidente da CMA, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou que o seminário da água poderá dar subsídios ao Senado sobre o novo Código Florestal. O projeto trata da preservação das chamadas áreas ripárias, que são as matas ciliares, aquelas que ficam na margem dos rios.
(RODRIGO ROLLEMBERG): É claro que o Código Florestal, a discussão do Código Florestal, especialmente a discussão sobre a preservação de áreas de preservação permanente ripárias tem uma importância muito grande na preservação da quantidade e da qualidade da água.
(REPÓRTER): O tamanho das áreas ripárias é um dos pontos polêmicos do projeto do novo Código Florestal. O texto prevê que a faixa de vegetação seja de pelo menos 15 metros para rios de até 10 metros de largura; o atual código determina uma faixa com largura de 30 metros. O projeto também estabelece que a área ripária seja calculada com base no leito regular do curso d’água; já a comunidade científica defende o início da faixa a partir da área que fica alagada na época de cheia.
03/11/2011, 11h08 - ATUALIZADO EM 03/11/2011, 11h08
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00