Parlamentares estão na Europa para conhecer experiências do continente
LOC: UMA COMITIVA DE PARLAMENTARES BRASILEIROS ESTÁ NA EUROPA, PARA CONHECER A EXPERIÊNCIA DE PAÍSES DAQUELE CONTINENTE NO ENFRENTAMENTO DAS DROGAS.
LOC: O REPÓRTER CELSO CAVALCANTI CONVERSOU COM O SENADOR WELLINGTON DIAS, QUE INTEGRA O GRUPO, E TRAZ AS INFORMAÇÕES SOBRE A VISITA.
Wellington Dias, do PT do Piauí, é presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, "Crack" e Outros. Juntamente com deputados que atuam com esse tema na Câmara, ele já visitou Suécia e Holanda para ver de perto experiências de sucesso no combate e na prevenção ao uso de drogas. Diretamente de Amsterdã, onde a comitiva passou esta terça-feira, o senador Wellington Dias conversou com nossa reportagem sobre alguns pontos já observados nos dois países visitados até agora. (Wellington) Fizemos uma visita a Estocolmo e ali é possível verificar uma redução drástica no consumo do álcool porque há uma proibição da distribuição privada do álcool, proibição de propaganda, enfim, e isso teve um efeito muito forte. Passamos então a visitar a Holanda, a Holanda tem um sistema inclusive de vendas públicas da maconha, enfim, mas tem um sistema preventivo realmente muito importante que resulta numa queda no consumo. (Celso) Da Holanda, o grupo de parlamentares segue para a Inglaterra e depois para Portugal, como informou Wellington Dias. (Wellington) A Inglaterra tem um sistema preventivo diferenciado, com um trabalho direcionado às escolas, à família, e há ainda uma visita a Portugal, que tem um sistema parecido com o Brasil, em que não há de um lado a criminalização do usuário, mas do outro há a necessidade de construir uma rede de prevenção, de tratamento, e de ressocialização. Embora o Brasil esteja muito atrasado ainda na sua implementação. (Celso) Além do senador Wellington Dias, participam do grupo de parlamentares na visita aos países europeus os deputados federais Iracema Portella, do PP do Piauí, Givaldo Carimbão, do PSB, de Alagoas, e Rosane Ferreira, do PV do Paraná.