Senadores repercutem saída de Orlando Silva — Rádio Senado

Senadores repercutem saída de Orlando Silva

LOC: O AFASTAMENTO DE ORLANDO SILVA DO MINISTÉRIO DO ESPORTE REPERCUTIU NO SENADO. ALGUNS SENADORES AVALIAM QUE A INVESTIGAÇÃO SOBRE DENÚNCIAS DE DESVIO DE RECURSOS DEVE SER FEITA MESMO COM A SAÍDA DO EX-MINISTRO.

LOC: ORLANDO SILVA ENTREGOU CARTA DE DEMISSÃO NO FINAL DA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA E O PEDIDO FOI ACEITO PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI.

(REPÓRTER): Orlando Silva é acusado de participação em um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que destina dinheiro para ONGs incentivarem os jovens a praticarem atividades desportivas. A permanência de Orlando Silva à frente do Ministério do Esporte ficou mais complicada depois que a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, aceitou o pedido de abertura de inquérito para investigar as supostas irregularidades. O líder do Democratas, senador Demóstenes Torres, do estado de Goiás, disse que o afastamento não livra Orlando Silva da investigação.
(DEMÓSTENES TORRES): No caso específico de Orlando Silva, eu creio que a punição será duríssima. Pq as evidências são muito grandes, são vários os processos, são várias as infrações, os desvios, a quantidade de recursos é imensa, e não tenho dúvidas de que ele será condenado.
(REPÓRTER): Orlando Silva disse que tomou a decisão de sair do governo para que possa defender a sua honra, o trabalho que fez à frente do Ministério do Esporte e o seu partido, o PCdoB. Ele se declarou inocente das acusações e disse ser vítima de um linchamento público. Colega de partido de Orlando Silva, o senador Inácio Arruda, do estado do Ceará, pediu mais cuidado nas denúncias que são apresentadas, muitas vezes sem provas.
(INÁCIO ARRUDA): O ministro saiu assim com muita tranqüilidade, consciente do papel que desenvolveu. A atitude do nosso partido, a atitude do nosso ministro demonstra que é preciso ter cuidado com as denúncias que estão sendo feitas de forma caluniosa contra qualquer um. Hoje é o orlando, amanhã pode ser um senador, pode ser um deputado, quer dizer, o grande objetivo final na nossa opinião é atingir o governo da presidente Dilma, assim como nós assistimos aos mesmos episódios durante o governo de Lula.
(REPÓRTER): O senador Inácio Arruda disse que o Ministério do Esporte deve seguir sob o comando do PCdoB, mas não adiantou quem será o futuro titular da pasta. A tendência é que o secretário-executivo assuma o cargo interinamente até a escolha do novo nome. Orlando Silva é o quinto ministro a deixar o Governo Dilma Roussef após denúncias de irregularidades.
26/10/2011, 07h26 - ATUALIZADO EM 26/10/2011, 07h26
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00