Jornalista britânico sugere que Ricardo Teixeira deixe organização do evento — Rádio Senado

Jornalista britânico sugere que Ricardo Teixeira deixe organização do evento

LOC: O JORNALISTA BRITÂNICO ANDREW JENNINGS, SUGERIU QUE O PRESIDENTE DA CBF, RICARDO TEIXEIRA DEIXE A ORGANIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL, SOB PENA DE O PAÍS PERDER CREDIBILIDADE INTERNACIONAL.

LOC: AUTOR DO LIVRO "JOGO SUJO, O MUNDO SECRETO DA FIFA", ANDREW JENNINGS PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER): O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, e o ex-presidente da Fifa, João Havelange, respondem a processo na Suíça, acusados de receberem suborno de empresas em troca de contratos. Segundo o jornalista da BBC, Andrew Jennings, Ricardo Teixeira teria embolsado nove milhões e meio de dólares em propina, e João Havelange, 50 milhões de dólares. O jornalista britânico fez uma série de reportagens sobre as denúncias e lançou no Brasil neste ano o livro "Jogo Sujo, O Mundo Secreto da Fifa". Segundo Jennings, o atual presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter, sabe das irregularidades, mas esconde as informações, contidas no processo que está em mãos da justiça suíça. Jennigs diz não ter dúvidas de que será autorizada a liberação das informações, por se tratar de interesse público. Ele sugeriu que, por uma questão de credibilidade internacional, o governo brasileiro afaste Teixeira e Blatter da organização da Copa do Mundo de 2014.
(JENNINGS): A grande pergunta é: Blatter, Teixeira e Havelange vão continuar lutando para esconder as informações? Nossos advogados dizem ser inevitável que a Suprema Corte suíça ordene a divulgação das informações sobre o processo, por ser de interesse público, mas isso pode levar um ano. Ai então, vocês terão um enorme escândalo internacional despencando sobre a Copa do Mundo, para brasileiros e Blatter.
(REPÓRTER): O Senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, que pediu a audiência pública, criticou a parceria entre o governo brasileiro e a CBF.
(ALVARO DIAS) eu particularmente não entendo como pode o governo brasileiro suportar uma parceria dessa natureza, mas ela persiste, o governo admite e a copa do mundo é organizada em função dessa responsabilidade dupla, governo e CBF.
(REPÓRTER): O Senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, pediu que uma cópia do depoimento do jornalista britânico seja encaminhada à presidente Dilma Roussef ainda nesta quarta-feira.
26/10/2011, 00h29 - ATUALIZADO EM 26/10/2011, 00h29
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00